Mundo online: como a internet influencia a vida das famílias

 

(Foto: Getty Images)

Ah, 2020 chegou! Ano de mudanças, novidades e, claro, muitas trocas entre nós. Já quase no final de 2019 eu estive no maior evento de web do mundo: o Web Summit. Fui até Lisboa para entender como o “futuro da web” está impactando as vidas das nossas famílias hoje, agora, nessa nova década. E a ênfase de tudo que ouvi, vi e vivi foi a tríade privacidade-transparência-segurança. Estávamos lá, falando do futuro que já está presente aí na sua caixa de e-mails.

Se buscar na memória, você vai se lembrar que nos últimos meses de 2019 recebeu vááários e-mails sobre mudanças nas políticas de privacidade e termos de uso dos aplicativos e serviços digitais que você usa. E por que tantos e tantos e-mails? Porque o mundo digital está se adequando às mudanças determinadas em leis. Prestadores de serviços tecnológicos, assim como qualquer um que use plataformas de serviços digitais em seus negócios, estão obrigados a fazer adequações. Essas leis provocarão mudanças na forma como convivemos com esse mar de aplicativos, games, plataformas de vídeo, redes sociais e inteligências artificiais que acessamos todos os dias.

Um bom exemplo dessas mudanças foram as adequações da plataforma YouTube sobre conteúdos direcionados para crianças ou que contenham imagens de crianças. Essas mudanças ocorrem para proteger o público infanto-juvenil. Para nós, mães e pais, uma grande vitória. Para nossos filhos, a esperança de um mundo online mais seguro!

Todas essas adequações provocarão um impacto gigante aqui no Brasil, um dos maiores mercados de consumo de tecnologias do mundo. Tudo acontecendo agora, já em 2020. Por aqui, além dos efeitos das leis estrangeiras, entra em vigor a LGPD: lei que revolucionará a forma como dados pessoais de toda a população devem ser usados e
protegidos. Por todos, sem exceção! Mas o que isso tem a ver com as famílias? Tudo! Se na última década mergulhamos fundo no uso de tecnologias digitais (e levamos nossos filhos junto), na próxima década elas serão tão presentes que nem perceberemos mais onde ou como elas interagem conosco. E para a vida online ser melhor, precisamos organizar alguns direitos e deveres.

2020 inaugura uma era digital mais transparente, com mais respeito com os seus usuários e compreendendo que quem respeita também melhora a sua reputação. Nós seguiremos juntos, criando o nosso modo de usar as tecnologias digitais e fazendo a nossa vida mais consciente e feliz.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!