Coluna

Escola para pais: uma realidade

Os pais também precisam se preparar para a chegada dos filhos - (Foto: Getty Images)
(Foto: Getty Images)

Publicado em 27/11/2023, às 11h55 por Geovanna Tominaga


Sempre que venho aqui escrever o texto desta coluna, fico pensando sobre que assunto falar. A maternidade é recheada de pautas, de todos os tipos e importâncias. Desde a troca de fraldas, qual é o melhor modelo de babá eletrônica, até os temas mais complexos como modelos de criação, bullying ou a melhor escola para o meu filho. Não há como deixar de fora nenhum tipo de assunto quando se trata dos nossos filhos, não é mesmo?  

Eu acredito que a maternidade é vivida em fases e cada uma delas tem a sua dificuldade. Aquele problema que esquenta os nossos neurônios, nos deixa acordadas noites inteiras e escurece nossas olheiras para o resto dos nossos dias.

Escola de pais
Os filhos ensinam assim como a troca de experiências com outros pais (Foto: Getty Images)

No início, ainda com o Gabriel  no ventre, passava horas na internet pesquisando sobre tipos de parto, mala da  maternidade e primeiros cuidados com o bebê. Depois de dar a luz, quase não dá tempo  de mais nada... Senti na prática todas aquelas dúvidas que eu tinha na teoria. Busquei  ajuda com as mais experientes, mulheres que estavam passando pela mesma fase que  eu. A rede de apoio virtual me trouxe conforto e segurança, já que minhas amigas  próximas já estavam com seus filhos maiores e estavam enfrentando desafios de fases  mais avançadas que eu. 

Em pouco tempo, as preocupações os primeiros cuidados foram dando espaço para as  questões sobre o desenvolvimento infantil. Gabriel nasceu no meio de 2019, isso significa  que eu tinha um bebê de quase um ano em lockdown. Será que vai receber estímulos  suficientes para um desenvolvimento saudável? Ainda não está andando… Quantas  palavrinhas será que ele deveria estar falando?

E lá fui eu pesquisar e estudar sobre  essas questões. As lives do Converses Maternas com outras mães, médicos e  especialistas começaram com esse propósito. Tentar sanar as minhas dúvidas e das outras mães que me acompanhavam. Como boa curiosa que sou, me matriculei numa  Pós-graduação sobre neurociência, educação e desenvolvimento infantil e mergulhei de  cabeça nos estudos sobre a infância.  

Os famosos "terríveis dois anos" me levaram a querer entender mais sobre educação. Descobri o universo da disciplina positiva, da comunicação não violenta e outras teorias de criação de filhos. Me assustava o fato de que logo eu teria um adolescente em casa e seria responsável por ajudá-lo com suas regulações emocionais. No curso de formação em Educação Parental, descobri o quanto um adulto desregulado emocionalmente atrapalha nesse processo.  

São tantas fases e tantas coisas novas para aprender, em tão pouco tempo, que eu juro que gostaria de ter explorado essas questões bem antes de me tornar mãe. O cursinho que fiz aos 8 meses de gravidez na Maternidade onde dei a luz, não chegou nem perto de cobrir todos esses temas. E olha que o Gabriel tem apenas 4 anos! Quando eu digo que deveria existir uma faculdade para a Parentalidade, ainda vejo alguns narizes torcidos.  

Você é do time “eu não preciso de alguém me ensinando como educar meu filho?”. Ou se matricularia imediatamente na minha escola para pais? 


Leia também

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho