Quantas vezes um recém-nascido faz cocô por dia?

Trocar fraldas sujas torna-se parte da rotina diária de todos os pais. Independentemente se seu bebê toma leite materno ou fórmula, essas instruções podem lhe dar uma pista sobre a frequência com que os recém-nascidos costumam fazer cocô

Resumo da Notícia

  • A maioria dos bebês faz cocô pela primeira vez dentro de dois dias de vida e ele é chamado de mecônio, que tem característica própria: é espessa, pegajosa e semelhante a alcatrão
  • O cocô do seu recém-nascido vai depender da maneira que ele se alimenta - se com leite materno ou fórmula
  • E mesmo assim, não existe certo ou errado - cada bebê e cada intestino funciona de um jeito. Então é muito importante ficar de olho nas características das fezes do seu filho e qualquer dúvida acionar o pediatra

Bebês usam pelo menos 2 mil fraldas durante o primeiro ano de vida, então você terá muito tempo para se familiarizar com os movimentos intestinais do seu filho. Mas durante a preciosa fase do recém-nascido, pode ser difícil saber se o horário das fezes do seu bebê é saudável. Você pode estar se perguntar de vez em quando: “Com que frequência os recém-nascidos fazem cocô todos os dias?”.

-Publicidade-

Acontece que a resposta não é a mesma para todos os bebês. Para começar, a frequência do cocô depende se ele é amamentado com leite materno ou alimentado com mamadeira, com fórmula. O sistema digestivo de cada bebê também tem papel importante. A dica é sempre questionar ao seu pediatra sobre o cocô do recém-nascido e você pode usar os tópicos a seguir para te guiar nessas dicas.

A quantidade de fraldas que seu filho usará tem tudo a ver com o peso e tamanho dele
A quantidade de fraldas que seu filho usará tem tudo a ver com o peso e tamanho dele (Foto: Getty Images)

O primeiro cocô do seu bebê

A maioria dos bebês faz cocô pela primeira vez dentro de dois dias de vida. Chamadas de mecônio, essas fezes tendem a ser espessas, pegajosas e semelhantes a alcatrão. Esse cocô consiste em células que seu bebê engoliu enquanto ainda estava no útero e agora eliminou do corpo dele. Depois que o mecônio foi embora, a consistência das fezes vai variar dependendo se o seu recém-nascido é amamentado com leite materno ou alimentado com fórmula.

A maioria dos bebês faz cocô pela primeira vez dentro de dois dias de vida e ele é chamado de mecônio, que tem característica própria: é espessa, pegajosa e semelhante a alcatrão (Foto: Shutterstock)

Com que frequência recém-nascidos que tomam leite materno fazem cocô?

O reflexo gastrocólico do recém-nascido, que sinaliza para o cólon esvaziar quando o estômago se estende com a comida, ainda não está completamente maduro. Como resultado, o corpo dele pode “abrir espaço para mais”, evacuando toda vez que consomem leite. Muitos recém-nascidos fazem cocô após cada mamada, totalizando oito ou 10 fraldas sujas por dia.

Por outro lado, alguns recém-nascidos amamentados fazem cocô apenas uma vez a cada poucos dias (especialmente após as primeiras 2 semanas de vida). Ambas as situações podem ser saudáveis. “Para um bebê amamentado com leite materno, pode ser normal ter apenas uma evacuação por semana”, explica Nanci Pittman, médica gastroenterologista pediátrica e professora assistente de pediatria na Escola de Medicina Mount Sinai, na cidade de Nova York. “Também pode ser normal ter até uma evacuação a cada mamada”. Observe que as fezes do bebê amamentado tendem a ser moles, com aspecto de caroço e cor de mostarda.

Com que frequência recém-nascidos que tomam fórmula fazem cocô?

Os cocôs de um bebê alimentado com fórmula parecem amarelos a marrons e são mais firmes do que os de um bebê amamentado com leite materno. Recém-nascidos alimentados com fórmula também fazem menos cocô – mas são maiores e mais fedorentos. Isso acontece porque os movimentos intestinais são mais lentos quando o bebê consome fórmula.

O cocô do seu recém-nascido vai depender da maneira que ele se alimenta – se com leite materno ou fórmula (Foto: Getty Images)

Os pais podem esperar cerca de uma a quatro fraldas trocadas por dia por conta do cocô. Alguns bebês alimentados com fórmula fazem cocô com muito menos frequência; tudo depende do sistema digestivo do seu filho. Como sempre, se você tiver qualquer tipo de preocupação, consulte e questione o seu pediatra.

O cocô do bebê após o estágio de recém-nascido

Não importa como seu bebê é alimentado, na verdade é normal (e esperado) que a frequência de cocô diminua em torno de 6 a 8 semanas após o nascimento, diz Ari Brown, médica conselheira de pais e coautora de ‘Baby 411: Clear Answers & Smart Advice For Your Baby’s First Year’, em português, ‘Baby 411: Respostas claras e conselhos inteligentes para o primeiro ano do seu bebê’. O intestino do seu bebê está amadurecendo e sua digestão está se tornando mais eficiente. Contanto que o cocô pareça macio ao sair, não há problema se seu bebê fizer cocô apenas uma ou duas vezes por semana, se ele estiver mantendo um peso saudável também.

Quando ligar para o médico?

Embora a prisão de ventre seja rara em recém-nascidos, você deve ficar atento aos sinais de um bebê tenso – que parece estar com dor -, que inclui a consistência das fezes duras, ele se recusa a mamar, faz caretas, está com a barriga dura e leve sangramento das paredes anais esticadas. Informe o seu médico sobre qualquer um desses sintomas. Ele pode verificar se seu bebê tem alergia à proteína do leite, por exemplo. Informe também seu médico se o cocô do seu filho parece aquoso, com sangue ou brancas, cinza ou pretas – isso depois de ter eliminado completamente o mecônio.