Coluna

Tipos de estilos parentais: o equilíbrio entre orientação e autonomia

Como funciona a criação dos filhos - (Foto: Shutterstock)
(Foto: Shutterstock)

Publicado em 19/01/2024, às 10h13 por Geovanna Tominaga


Você já parou para pensar qual é o seu estilo de parentalidade? Quando nos tornamos pais e mães, a correria é tão grande que não pensamos sobre quase nada. O carrinho da roda gigante sai e não para mais. Não dá para pedir pra descer, não dá pra não pular os loopings surpresa que surgem pelo caminho. Apenas seguimos o fluxo! 

Mas chega um tempo em que nós, pais, deixamos de nos preocupar com a troca de fraldas e passamos a entender que nossa função, além de proteger aquele serzinho fofo e indefeso, é também criar e educar um indivíduo que fará parte de uma sociedade. E aí é que são elas… Como encontra equilíbrio entre a orientação e a autonomia na criação dos filhos? 

Saiba mais sobre os tipos de parentalidade (Foto: Shutterstock)

A parentalidade nos conduz por um desafio de descobertas e aprendizado contínuo. Nesse sentido, entender que existem diferentes estilos que moldam nossa forma de criação dos filhos é essencial. Ao longo das gerações, foram surgindo abordagens parentais distintas, impactando diretamente o desenvolvimento infantil. Na teoria, existem quatro tipos de estilos parentais: o Autoritário, o Permissivo, o Negligente e o Democrático.  

O "Autoritário" assemelha-se a um manual rigoroso, com regras imutáveis e obediência esperada sem questionamentos. A figura parental detém poder absoluto na tomada de decisões. Mas será que esse caminho promove autonomia e compreensão nos filhos? Já o estilo “Permissivo" é o extremo oposto. Este tipo de educação flexibiliza as regras, com limites tênues. A liberdade é valorizada, mas a questão é se essa abordagem prepara as crianças para as responsabilidades do mundo real. 

O estilo parental "Negligente" deixa as necessidades emocionais da criança em segundo plano, gerando lacunas no desenvolvimento dos pequenos. E por fim, o "Democrático" é aquele que busca o meio-termo. Os pais estabelecem regras, mas estão dispostos a ouvir. A comunicação flui em ambas as direções, e as crianças aprendem a importância de limites e habilidades de tomada de decisão. É por isso que eu admiro a Educação Positiva, porque ela enfatiza a construção de conexões e a compreensão das necessidades emocionais da criança. Não se trata apenas de dizer "não", mas de explicar o "porquê" e envolver a criança na tomada de decisões.  

Esse tipo de criação não foca no repreender, mas também em reconhecer e reforçar comportamentos positivos. O segredo está em colocar o estímulo do desenvolvimento emocional da criança, na construção da autoestima e na promoção da autorregulação. Este pode ser o caminho para uma parentalidade equilibrada? Eu acredito que sim.  

Nós sabemos que cada família é única e que não existe uma fórmula para o sucesso na criação dos filhos. Por isso, temos que encontrar um equilíbrio alinhado aos valores de cada núcleo familiar. Esse sim é o verdadeiro desafio. 

A parentalidade é uma jornada de autodescoberta. Uma oportunidade de crescer junto com os filhos. Apenas pensar sobre que tipo de pai e mãe você quer ser para o seu filho, ou filhos, já estamos pavimentando o caminho para uma relação saudável, preparando as crianças para um futuro cheio de respeito, afeto e grandes possibilidades.


Leia também

Paolla Oliveira e Diogo Nogueira falam sobre filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"

Viih Tube e Eliezer - (Foto: Reprodução/O Globo)

Família

Viih Tube e Eliezer se mudam para mansão de R$ 8,5 milhões; veja detalhes dos cômodos luxuosos

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Bruna Biancardi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi comemora chegada de novo bebê na família: "Já amamos"

Mãe faz penteado maluco insipirado no trolls - Reprodução/ Instagram

Criança

Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil

Maria Alice está iniciando a transição para ir a escola - Reprodução/Instagram

Família

Mãe vê Virginia na escola de Maria Alice e fala sobre postura ''humilde' da influenciadora

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!