Publicado em 04/06/2020, às 14h51 por Regina G Politi
Resolvi escrever sobre casais: crises e separações. E isso em função da excelente edição deste mês da revista Pais&Filhos sobre a Pandemia do Divórcio, mostrando diversas estatísticas em mais de 6 países. Um levantamento completo e bem fundamentado, nos chamando a atenção para a gravidade dos riscos que os casais correm com a pandemia e suas medidas preventivas e emergenciais.
Sim, os casais estão sob uma forte ameaça à sua subexistência, já que tanto o confinamento, como o distanciamento nas relações do nosso cotidiano criaram situações inusitadas, inéditas, sofridas e estressantes para os envolvidos.
Casais saudáveis e casais disfuncionais respondem diferentemente aos desafios de mudanças internas e externas, às crises previsíveis e imprevisíveis ao sub-sistema conjugal. Casais saudáveis conseguem se adaptar à mudanças e imprevistos, impedindo que sejam destrutivos. São casais inteligentes, que sabem que a vida não é para amadores e sim para quem se prepara e amadurece com o tempo. Sabem conviver com as frustrações e dificuldades típicas da vida a dois. Não sucumbem.
Já casais imaturos, que acham que a vida de casal é só harmonia e alegrias infinitas, se destroem pois são infantis e vivem de uma ilusão e não da realidade dos casais e casamentos. Infelizmente existe muita propaganda enganosa neste sentido. Quem está num casamento de longo prazo sabe as renúncias e o “preço” para obter os ganhos de uma parceria longeva.
Casais que conseguem amadurecer durante a relação vão aprendendo a enfrentar suas crises e dificuldades típicas da vida a dois. Não se iludem com filmes românticos tipo Romeu e Julieta, que estão mais para ficção do que realidade – e todos sabem bem disso, embora por vezes queiramos negar a realidade. Temos que cair na real antes que seja tarde demais.
Enfim, sem dúvidas a pandemia que vivemos nos afeta sobremaneira, nos tira do eixo, ficamos vulneráveis, tristes, impedidos de ir e vir, expostos a conflitos, realmente uma situação limitante e asfixiante. Vamos enfrentar com humanidade e humildade, reconhecendo que a vida requer sabedoria, paciência e tolerância. Vamos desenvolver mecanismos de defesa positivos, que nos protejam das intempéries da vida.
E para os casais, o mais importante: reconhecer os sofrimentos impostos pelas circunstâncias pandêmicas, que não são conflitos intrínsecos à conjugalidade e à dificuldade da dupla. Diferenciar a crise do casal, da crise existencial individual é fundamental. São crises distintas, mas que misturamos com facilidade, nos levando a decisões equivocadas e irreversíveis.
Novo aplicativo Pais&Filhos Interativo: teste seus conhecimentos, acumule pontos para trocar por prêmios e leia conteúdos exclusivos! Para baixar, CLIQUE AQUI.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil