Coluna

Como ficam as emoções para os casais tentantes?

São muitos pensamentos que invadem os casais em reprodução assistida - (Foto: iStock)
(Foto: iStock)

Publicado em 29/01/2024, às 09h57 - Atualizado às 09h57 por Dr. Rodrigo Rosa Filho


Como um médico especialista em Reprodução Humana, sei que os pacientes se sentem muitas vezes tristes e ansiosos na expectativa pela realização do seu sonho. Obviamente, nenhum casal escolhe ter dificuldade para engravidar, esse evento simplesmente acontece e obriga, inevitavelmente, os envolvidos nesta história a reverem seus próprios desejos por esse filho que ainda não veio e os modos de poder chegar até ele.

Nessa jornada contra a ansiedade, é necessário dar um passo de cada vez. O caminho, muitas vezes, é longo e a persistência também é um processo, que exige respeitar momentos de tristeza, pois eles também fazem parte, mas é importante não sucumbir.

É importante acolher seu sentimento e ter acompanhamento de um especialista para a reprodução assistida (Foto: Getty Images)

O primeiro desses passos é a busca por um profissional especialista. Adiar a busca pode diminuir ainda mais as chances de concepção. Por mais difícil que seja ouvir um diagnóstico de infertilidade, é ele que apresenta os caminhos para driblar esse obstáculo na busca por um bebê saudável.

Cada casal, diante da angústia de enfrentar os limites do próprio corpo, pode buscar alternativas para realização de seu desejo. A via da reprodução natural, com a orientação médica para a mudança de hábitos, é um caminho possível para a maioria dos casais, mas não para todos.

Há casais que diante da dificuldade de gravidez precisarão buscar outras vias para que esse filho possa chegar até eles. Os tratamentos de reprodução assistida geralmente ajudam a maioria das pessoas que buscam por eles. Por isso esse segundo passo é cercado de incertezas, mas mais uma vez a persistência deve fazer parte.

Sempre falo para os meus pacientes que a taxa de sucesso da fertilização in vitro é cumulativa. Por exemplo, se há 40% de chances e 100 casais estão nessa situação, 40 vão engravidar de primeira. Dos 60 que não engravidaram, 40% vão engravidar na segunda tentativa, ou seja, mais 24 casais. A taxa cumulativa foi de 64. Então quanto mais tentativas, mais pessoas vão conseguir êxito no tratamento.

Porém, mesmo com a ajuda dessas técnicas, em alguns casos, o filho idealizado precisa passar por algumas alterações importantes no imaginário de seus pais, como nos casos de ovodoação ou banco de sêmen. Nesse ano, desejo a todos os casais tentantes que continuem insistindo nos seus sonhos e buscando formas de concretizá-lo, afinal, o sonho só se torna realidade para quem o sonhou!


Leia também

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi viaja com Mavie para Barcelona e se hospeda na casa de ex de Neymar

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia dá bronca em prima durante chá revelação: "Queria murrar a cara dela"

Ticiane Pinheiro e família - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"

Nome de bebê vira motivo da piada na internet - Nome de bebê vira motivo da piada na internet (FOTO: Getty Images)

Família

Nome de bebê vira motivo da piada na internet: “Parece um shampoo”

Viviane Araújo compartilha primeira viagem do filho Joaquim - Reprodução/Instagram @araujovivianne

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Leonardo abraçou Virginia durante a comemoração - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Reação de Leonardo ao descobrir sexo do bebê de Virginia chama atenção: "Chorou tanto"

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!