Colunas / Vida de equilibrista

Chamado aos pais: dados ainda mostram que há bastante desequilíbrio dentro de casa

A divisão de tarefas ainda é bastante desigual entre pais e mães - iStock
iStock

Publicado em 29/08/2022, às 08h05 por Cecilia Troiano


Ajuda, colaboração, divisão. Qual a participação dos pais na rotina doméstica e na educação dos filhos? Para elas, que dedicam muitas horas a mais do que eles a esses afazeres, a nota de seus companheiros anda em baixa. Já os homens admiram a esposa que agarra a dupla missão e ainda dá conta de cuidar da casa e da família. O andamento da rotina sem essa mulher, se não impossível, fica bem mais difícil.

A divisão de tarefas ainda é bastante desigual entre pais e mães (Foto: iStock)

O casal contemporâneo vive seu descompasso. Se a mulher tem queixas por estar fazendo demais e diz que o marido não ajuda o suficiente, para ele as tarefas que cumpre em casa estão de bom tamanho. Quem sabe todos têm razão e isso tudo não passa de uma questão de perspectiva. Entender os comportamentos e as razões de um e do outro é um tremendo desafio, ainda mais porque mesmo com grandes mudanças relativas aos papéis de gênero, ainda há muito espaço para interpretações. Num grupo de pesquisa com maridos (de mulheres que trabalham e têm filhos) organizado há 12 anos, já se via um descompasso entre as antigas convicções e a prática vigente. Hoje, muitos anos à frente, avançamos bastante, mas muitos ainda usam o verbo “ajudar” a esposa no lugar de “dividir” as tarefas.

Colaborar e ajudar, tudo bem. Colocar a mão na massa, realmente, é virtude de poucos. Sim, porque a rotina da casa ainda sobra demais para a mulher, mesmo depois da entrada com força total no mercado de trabalho. No Brasil, enquanto as mulheres realizam afazeres domésticos por cerca de 20,9 horas semanais, os homens dedicam apenas 10,8 horas (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017, do IBGE). Cerca de 142,4 milhões de pessoas realizam afazeres dentro de casa – 91,7% do sexo feminino contra apenas 76,4% do masculino. Mulheres empregadas que cuidam da casa e de outras pessoas trabalham 4,8 horas a menos no mercado e 7,8 horas a mais em casa do que os homens. Não é pouco, considerando que a jornada semanal de trabalho costuma ser de 40 horas. Aliás, o fato de ambos trabalharem fora não muda os dados: os homens ocupados dedicam apenas 10,3 horas em média com filhos e lar (contra 18,1 horas delas), e os não ocupados investem só 12 horas, quase metade das 23,2 horas semanais utilizadas por elas.

Nota-se também diferenças regionais. O maior desequilíbrio está no Nordeste, onde os homens dedicam 10,5 horas na semana para os cuidados com casa e família, mas as mulheres somam quase 80% a mais (19,5 horas). No Centro-Oeste a participação masculina é a menor: apenas 9,6 horas por semana. Norte e Sul praticamente empatam, com as mulheres trabalhando 7 horas a mais. No Sudeste, elas trabalham 7,7 horas a mais do que os homens.

Analisando todos os dados, vejo que as proporções pouco se alteraram ao longo destes 12 anos entre as pesquisas que desenvolvi para meus livros. Portanto, o desafio segue sendo o mesmo: o de mudar a cabeça – ou melhor ainda, a rotina – dos homens. Não vale se enganar olhando apenas para poucos homens já bastante engajados com os filhos e com a casa. Infelizmente eles não retratam a maior parte dos homens, que ainda delega quase todas as tarefas domésticas e a responsabilidade com as crianças à mulher.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Rafa Justus e Ticiane Pinheiro recebem elogios prontas para festa de 15 anos - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Ana Carolina Oliveira respondeu uma caixa de perguntas no Instagram - (Foto: reprodução)

Família

Após descolorir sobrancelha, Isis Valverde volta a mudar visual: "Começando mais uma jornada"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filha recém-nascida de Fernanda Paes Leme ganha joia luxuosa de Giovanna Lancellotti

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar mostra detalhes da gestação - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez