Publicado em 07/03/2023, às 08h16 - Atualizado em 12/04/2023, às 14h22 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos
Não tem nada melhor do que passar um tempo em família, ainda mais com os avós. Essa relação passa a ser ainda mais potencializada quando os avós são pessoas ativas na criação dos netos, estando com eles todos os dias. Afinal, nada melhor para a relação dos dois do que estar presente um para o outro em qualquer situação!
Além de ser benéfico para todas as partes, avós que são mais presentes na vida dos netos acabam fazendo parte da rede de apoio dos pais, o que é essencial para que seja viável seguir com a rotina corrida das famílias. Criar uma criança requer toda a ajuda que for possível!
Os benefícios de estar em contato com os avós com uma maior frequência são mais do que você pode imaginar! Segundo um estudo feito pela Universidade de Oxford, os netos que são criados ou convivem bastante com os avós crescem mais felizes. Outros estudos já apresentam que avós que são presentes na vida dos netos acabam vivendo mais!
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard foi a responsável por provar isso, que não é um fenômeno recente! De acordo com esse estudo, um dos motivos pelos quais os humanos conseguem continuar envelhecendo de forma saudável ao longo da evolução humana é justamente a presença dos netos. Dessa forma, ao contrário de outras espécies animais em que as fêmeas falecem quando não se tornam mais férteis, os humanos têm conseguido continuar vivendo de forma saudável com os netos!
Um fator que não pode ser esquecido é a diferença de idade entre as duas gerações. Os avós não são “apenas” avós. Eles são os pais dos pais dos netos. Os abraços, as lições, as receitas, e, principalmente, as histórias de infância que mostram para as crianças que os pais também já foram meninos e meninas um dia, assim como eles. Eles são grandes personagens na vida dos netos, mas além disso, também são facilitadores na relação das crianças com os pais.
Os avós são sim parte da rede de apoio da criança, pessoas mais velhas e que tem os melhores conselhos que se pode pedir… Mas isso não anula o fato de que ainda existe uma criança dentro deles! A convivência com os netos traz de volta a criança interior de cada um, seja brincando de boneca novamente ou ajudando a montar pistas de corrida para os carrinhos de brinquedo.
Os avós lembram que a brincadeira é coisa séria, e não importa a idade, a criança interior sempre aparece! Essa é uma das maiores lições que as crianças podem aprender com o convívio com os avós. O direito de brincar é concedido a cada criança por lei, mas a brincadeira não tem idade!
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Bebês
Mãe de 1,60 metro surpreende ao fazer vídeos de filhas “gigantes” com apenas 7 meses