Publicado em 05/01/2023, às 12h38 - Atualizado em 06/01/2023, às 12h37 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos
Brincadeira é coisa séria! Não existe infância sem brincadeira, e a criança precisa desse momento (seja com amigos e familiares ou até mesmo sozinha) para desenvolver diversas habilidades sociais e motoras. Quando a criança brinca, não existem limites para a imaginação dela, criando um mundo totalmente novo, único e pertencente a ela!
Quem não adora se aventurar em brincadeiras criadas pelas crianças? Mesmo que participar de uma brincadeira com alguém seja divertido, as crianças também precisam aprender a brincar sozinhas. Dessa forma, conseguem estimular e desenvolver estruturas individuais de raciocínio e também é uma maneira de ver como a criança enxerga o mundo a sua volta, principalmente quando se trata de jogos simbólicos.
O ato de brincar é tão importante e necessário nessa fase da vida que ele é assegurado por lei. A Organização das Nações Unidas considera brincar um direito desde a Declaração Universal dos Direitos da Criança que foi aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas no ano de 1959, e posteriormente foi fortalecida pela Convenção dos Direitos da Criança após 30 anos. A Declaração enfatiza que: “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito”.
Ou seja, toda criança tem o direito de brincar, se desenvolver e se divertir durante a infância. Com isso, também é preciso que as pessoas em volta das crianças saibam como estimular ainda mais esses momentos longe das telas e descobrindo não apenas sobre o mundo, mas também sobre elas mesmas.
Uma grande parte da brincadeira é composta por eles: os brinquedos. Dos mais diversos e elaborados aos mais simples, o brinquedo certo com a criança certa pode mudar tudo. Quando se tem um brinquedo adequado a própria idade da criança e que também se encaixa com os gostos dela, a brincadeira não tem fim!
Se divertir, brincar e rir é um direito da criança e é responsabilidade da sociedade como um todo garantir que ele seja cumprido. A brincadeira desde cedo atua na estimulação das habilidades psicomotoras, estimula a atenção, memória e ainda pode ensinar sobre formas, cores, sons, números e até mesmo idiomas diferentes.
Para que isso aconteça, todos à volta da criança devem estar cientes do quão importante é o ato de brincar, sejam os pais, tios, avós, irmãos mais velhos… Todos podem e devem participar dessa corrente! Pensando nisso, a Pais&Filhos e a Ri Happy criaram algo novo: um projeto que ressalta, mês a mês, a importância da brincadeira durante a infância, dicas, curiosidades e muito mais por um ano inteiro! Passando por datas especiais, serão 12 meses de conteúdos incríveis no site, revista e redes sociais para você se aprofundar mais ainda na necessidade da brincadeira e das relações familiares.
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar exibe filhos, Davi Lucca e Mavie, juntos: "Meus lindos"
Bebês
Mãe diz que pessoas param o filho na rua para ver seu cabelo: ‘’Ele parece os Beatles’’
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Gisele Bündchen prova que beleza é de família ao mostrar fotos do filho em aniversário
Aniversário
Isis Valverde posta foto ao lado de sogra em evento da família de Marcus Buaiz e faz declaração: “Amor”