Criança

59% dos pais se preocupam com o futuro financeiro dos filhos

Você faz parte desta porcentagem?

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Dinheiro

(Foto: iStock)

Já falamos que o número de natalidade do Brasil está caindo e uma das coisas que traz aquela pontinha de preocupação é como esses idosos irão se sustentar financeiramente no futuro. Com pessoas vivendo por mais tempo e o número de nascimentos reduzindo serão menos trabalhadores no futuro sustentando a previdência que assiste as necessidades financeiras da população mais velha.

A projeção do IBGE é que em 2042 nós seremos 250 milhões de habitantes no Brasil e esse número vai diminuir à medida que as mulheres vão começar a ter menos filhos. O planejamento financeiro o quanto antes é uma alternativa. O percentual de pais que guarda dinheiro, de olho no futuro dos filhos, cresceu de 42%, 2016, para 59% no ano de 2017, de acordo com o levantamento feito pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). A pesquisa avaliou cerca de 1.060 respondentes em todo o Brasil.

Existem vários tipos de investimentos, e com certeza existe um que se encaixe no perfil da sua família. A primeira coisa a ter em mente é: começar já! Não se preocupa se achar que está muito tarde. O importante é dar o ponta pé inicial.

Você também pode pensar em investir em um plano de previdência privada. É uma opção para complementar a renda da aposentadoria. Oferecidos por diversas instituições financeiras, esses pla­nos são indicados por corretores, de acordo com cada família.

Hoje as crianças já tem CPF na certidão de nascimento, o que facilita o processo. Você pode procurar o corretor e fazer um plano de previdência sendo o responsável financeiro. Conforme o tempo passa, aquele valor aplicado cresce com os juros e no futuro seu filho vai poder decidir a melhor forma de usar este dinheiro.

Além de pensar financeiramente no futuro, você estará transmitindo um ensinamento importante para o seu filho: poupar dinheiro é importante.

O exemplo é a melhor forma de educar. Principalmente para os menores é mais complicado entender teorias. O que seu filho vai fazer é olhar e copiar o que você faz.

Segundo o professor Mário Sérgio Cortella, em entrevista para a Pais&Filhos online, a criança pequena não tem ideia do que deve fazer, mas ela imita. “O mundo que vamos deixar para nossos filhos depende muito dos filhos que vamos deixar para esse mundo”.

*Por Helena Fonseca, filha de Bethania e Paulo e Jessica dos Anjos, filha de Adriana e Marcelo

Leia também:

Conheça 5 maneiras de ensinar as crianças a lidar com dinheiro

Toma todo o refrigerante, por favor!

E ai? Seu filho entende o valor do dinheiro?

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não