Agora é lei! Cinemas de São Paulo deverão ter sessões adaptadas para crianças autistas

Alteração na legislação foi sancionada nesta terça (14) pelo prefeito Bruno Covas e determina que as salas de cinema ofereçam pelo menos uma sessão adaptada para autistas por mês

(Foto: Getty Images)

Notícia boa! Na última terça-feira (14), foi aprovada pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas, a lei que assegura que todos os cinemas paulistanos tenham, pelo menos, uma sessão mensal adaptada para crianças e adolescentes dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

-Publicidade-

De acordo com a lei 17.272/20, durante a exibição adaptada dos filmes, as luzes deverão estar levemente acesas, o volume mais baixo que o padrão, o cinema não pode exibir propagandas antes dos filmes, além de ter livre entrada e saída do local e circulação dentro do ambiente.

Os cinemas paulistanos terão até 90 dias para se adequarem a partir da publicação da decisão no Diário Oficial na última quarta-feira (15). Caso não cumpram a lei, os estabelecimentos receberão uma advertência de primeiro momento e, se houver reincidência, uma multa de R$ 3 mil. Se mesmo assim o descaso continuar a acontecer, a penalidade pode chegar até R$ 10 mil.

-Publicidade-
(Foto: Getty Images)

Em nota, o vereador Rinaldi Digilio disse que o projeto surgiu do relato de uma mãe que não conseguiu levar o filho autista para assistir ao filme Vingadores: Ultimato. “Ela dizia que ele queria ver o filme, mas o escuro e o som alto incomodavam muito. As pessoas não compreendiam e reclamavam, então, ela decidiu não o levar”, disse.

“São Paulo conta com um contingente estimado de quase 250 mil autistas, que não conseguem ir ao cinema, com exceção a projetos especiais. Uma política pública séria vai garantir esse acesso tão necessário para essas pessoas que já são tão excluídas”, afirmou o autor do projeto.

Leia também:

Marcos Mion comemora a aprovação da Lei Romeo Mion que garante direitos a pessoas autistas

“Frozen 2″decide adaptar o filme para crianças autistas

Menino autista se emociona ao conhecer princesas da Disney e reação encanta a internet

 

    -Publicidade-