Criança

Brincar sozinho faz bem! Veja 4 ideias para seu filho aproveitar a própria companhia

E são todas super práticas

Gabrielle Molento

Decorating the perfect home

(Foto: iStock)

É preciso estimular a independência de seus filhos desde cedo. É importante ensiná-los a importância do brincar sozinho e que eles podem, sim, ser sua melhor companhia. Óbvio que deixá-los explorar sozinhos não significa que vão ficar sem supervisão de um adulto, apenas deve-se oferecer outros estímulos, ajudando eles a desenvolver confiança, autoestima e criatividade.

Brincadeira é coisa séria e ajuda a criança a lidar com o mundo que a cerca, por isso, trazemos algumas brincadeiras para seu filho brincar sozinho, estimular sua mente, incorporar o lúdico e gostar muito!

1. Fazer um fantoche personalizado

Para esse divertido fantoche seu filho só vai precisar de uma meia velha, um pedaço grosso de papelão, tesoura sem pontas, lã, dois botões, lã e cola para tecido.

Primeiro é preciso recortar uma forma oval no papelão. Depois, peça para ele colocar a mão dentro da meia e posicionar o dedão no calcanhar da meia e os outros dedos na ponta formando a “boca”. Dobre o papelão ao meio e cole no espaço entre o dedão e os outros dedos e deixe secar.

Por último, enfeite seu fantoche com os botões no local dos olhos e a lã como uma peruca falsa. Se quiser também use um pedaço de tecido para fazer uma capa para o fantoche. Depois disso é só usar a criatividade e criar uma personalidade para o fantoche!

Cute sock puppets isolated on whiteCute sock puppet isolated on white

(Foto: iStock)

2. Fazer um boneco ecológico

Além de divertido, esse boneco incentiva seu filho a ser saudável, já que ele vai poder colocar seu cabelo quando crescer em uma salada ou sanduíche.

Pegue um pote de iogurte limpo e uma canetinha para desenhar uma cara engraçada. Encha o pote até a metade com algodão molhado e depois espalhe algumas sementes de agrião sobre o algodão, apertando delicadamente. Coloque seu boneco em uma janela ensolarada mas não deixe o algodão ficar seco.

E aí é só ter paciência… quando o agrião tiver crescido bastante é só cortar e comer onde quiser. Que delícia!

vasinho_suculentas_pote_iogurte

(Foto: Reprodução site Handmade Charlotte)

3. Fazer uma casa de passarinho reciclada

Mora em casa ou tem uma sacada em seu apartamento? Então essa brincadeira é muito legal para seu filho e estimula os amigos voadores a dar uma passadinha para descansar ou fazer um lanchinho.

Seu filho vai precisar de: Uma caixa de leite ou suco vazia e limpa, pincel e tinta, tesoura sem ponta, cola, furador de papel, barbante, palito de sorvete e alpiste.

Primeiro ele vai usar a criatividade para pintas a caixa e deixar secar. Depois vai cortar, com cuidado, um retângulo na parte inferior da caixa onde vai ser a porta dos passarinhos. O palito de sorvete vai ser colado no fundo da caixa para servir de poleiro.

Na parte de cima da caixa o furador de papel vai ser usado para fazer o furo onde vai o barbante para pendurar a caixa. Por fim, é só colocar o alpiste e esperar os pássaros aparecerem!

Fale para seu filho também fazer um diário sobre os pássaros que visitam sua casinha.

Artesanato-com-Caixa-de-Leite-passarinho

(Foto: Divulgação)

4. Fazer um desenho animado

É muito fácil criar essa pequena animação. Seu filho só vai precisar de lápis, um bloquinho e muito imaginação! Primeiro dê a ele um bloco de papel fino e fácil de folhear… aqueles autocolantes são perfeitos. Faça ele escolher um tema.

Aí é só começar o desenho dos personagens na última folha e ir fazendo mudanças bem sutis nas folhas de cima, para criar o movimento – se forem grandes mudanças de uma folha para a outra, os movimentos parecerão rápidos.

Acrescentar um fundo em cada desenho também é legal, para parecer que o personagem está em um bela paisagem. Quando estiver pronto é só folhear o bloco começando pelo final e PRONTO… A obra-prima ganha vida!

Leia mais:

Mão na massa: 4 brinquedos para você fazer com o seu filho

Diversão em família: nossos leitores contam as brincadeiras favoritas dos filhos

5 instrumentos musicais que você pode fazer em casa

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não