Publicado em 02/09/2016, às 11h44 por Redação Pais&Filhos
Aconteceu ontem a primeira edição do TEDxKids Brasil realizado pelo Colégio Visconde de Porto Seguro. O evento independente trouxe 36 palestras apresentadas por crianças de 9 e 10 anos, do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Com uma produção superorganizada, as crianças subiam ao palco para falar de diferentes assuntos. Foram abordadas Al que envolveram o desenvolvimento de uma cidadania plena. E o melhor de tudo, elas mesmas escolheram o assunto que falariam.
“Conversamos com os alunos para verificar o que eles achavam e eles responderam: ‘nós seremos os governantes do amanhã e será que nós só seremos ouvidos quando formos adultos? Por que não podemos ser ouvidos agora?’”, conta Silmara Casadei, diretora geral pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro, mãe de Juliana e Carlos.
O evento mostrou como as nossas crianças são inspiradoras e podem, sim, mudar o mundo. “O que nós aprendemos é que vamos trazer crianças de todas as idades, já que atendemos de um a 17 anos. E que vamos inserir no currículo habilidades comunicativas porque a gente entende que o diálogo talvez seja a maior competência que podemos desenvolver para o futuro.”, completa Silmara.
Alguns alunos surpreenderam. Foi o caso do Arthur, filho de Flávia e Eduardo, que ao final de sua apresentação sobre escolha de times de futebol, revelou um vídeo com o craque Pelé, seu avô. “Há 15 dias que ele treina três vezes ao dia. A gente foi dividindo os slides. Primeiro, ele aprendeu e decorou. Depois, ele começou a interpretar. Nesses últimos dias, a gente tem trabalhado muito a apresentação”, conta orgulhosa a mãe.
Outra aluna que deu uma lição de coragem foi a Julia, filha de Rosângela e Américo, a garota estava muito nervosa e flagramos até algumas lágrimas saindo dos olhos antes de subir ao palco. As professoras deram todo o suporte e lá estava ela, apresentou todos os slides brilhantemente e nos contou que faria de novo. “Na hora deu um branco e eu não sabia de nada. Eu senti muito frio na barriga. Mas as imagens me ajudaram bastante a lembrar”, disse Julia.
Com assuntos diversos, os pais e os convidados se surpreenderam a cada minuto. “Eu falei sobre gentileza. achei um assunto muito bom porque muitas vezes eu vou às ruas e vejo as pessoas se desrespeitando os mais velhos, a faixa de pedestres, que é o nosso direito. Então eu achei legal falar disso.”, explicou Pedro Moura, 10 anos, Carlos Alberto e Luciana.
Leia também:
Histórias emocionantes de crianças que superaram grandes desafios
Gêmeas siamesas que tinham poucas chances fazem 4 anos e vão à escola!
Inovador festival de artes e campismo para toda a família chega ao Brasil
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Cachorro chama a atenção por se parecer com um humano
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Faustão estreia como cantora na Globo e surpreende com talento: "Chocado"