Criança

De olho no prato: crianças com Síndrome de Down precisam de cuidados com a alimentação

Berinjela, couve-flor e abacate são alguns dos alimentos importantes para o desenvolvimento do seu filho

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

As características fisiológicas das crianças com síndrome de Down também precisam de atenção. E algumas delas devem ser levadas em conta na hora da alimentação. É o caso da hipotonia, ou diminuição da força muscular, que pode levar a um atraso no desenvolvimento motor, em comparação com o desenvolvimento-padrão das crianças.

O intestino, que também é um músculo, tem uma movimentação natural chamada peristaltismo, fundamental para a digestão dos alimentos. Em pessoas com síndrome de Down, também tem sua força reduzida. E como essa mobilidade é menor, o conteúdo alimentar fica mais tempo por ali e, portanto, é mais aproveitado pelo organismo. A hipotonia ainda faz com que o gasto energético das pessoas com essa condição seja menor, já que os exercícios e a atividade muscular são menos intensos. Quem explica é o pediatra Zan Mustacchi, pai de Fernanda e Roberta e presidente do Departamento de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria.

“Como se gasta menos e se absorve mais, as pessoas com síndrome de Down têm uma tendência maior ao excesso de peso e à prisão de ventre”, conclui. É por esse motivo que a alimentação saudável é imprescindível.

Além disso, ensina dr. Zan, todo o desenvolvimento de crianças com síndrome de Down melhora com a nutrição correta. A colina, por exemplo, presente na gema do ovo, é muito importante para o sistema nervoso central, assim como a nicotina, presente na berinjela e na couve-flor. Essa nicotina que o pediatra cita não é a do cigarro, claro.

A substância também presente em leguminosas verdes é útil para melhorar a concentração e a velocidade nas respostas. “Abacate e melão são ricos em luteína, que melhora muito a capacitação visual”, acrescenta o pediatra. A vitamina C também é muito necessária para as crianças com síndrome de Down por ter antioxidante. De acordo com Zan Mustacchi, a oxidação gera envelhecimento precoce e as pessoas com a síndrome têm esse processo cerca de 50% maior.

JÁ PRA LISTA!

Estes alimentos são ricos em nutrientes importantes para o desenvolvimento das crianças com síndrome de Down:

✓ Berinjela
✓ Couve-flor
✓ Abacate
✓ Melão
✓ Frutas vermelhas
✓ Frutas cítricas
✓ Vegetais e legumes verdes-escuros (principalmente)
✓ Ovo
✓ Alga-marinha
✓ Sardinha
✓ Grão-de-bico
✓ Atum

Leia também

Síndrome de Down não é doença, é uma condição!

Primeira professora com Síndrome de Down do Brasil: conheça quem é ela, mesmo!

Já faz três meses que cheguei aqui na Terra