Publicado em 16/05/2023, às 08h08 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos
A hora do lanche é um momento muito esperado pelas crianças durante o dia escolar, seja pelas brincadeiras ou pela comida deliciosa preparada pelos pais! Incluir o seu filho na hora de preparar a lancheira deles, desde a compra do alimento até a hora de levar o lanche para escola, é uma ótima forma de deixar vocês dois mais próximos e também de despertar um interesse maior pela comida.
Que criança não gosta de abrir a lancheira e se deparar com alimentos que gosta? Quando ela participa de todas as etapas do preparo do lanche, ela consegue escolher quais os alimentos que quer comer (claro, com a participação e coordenação do adulto para selecionar opções mais saudáveis), evitando desperdícios.
Não tem nada de errado em incluir as crianças na cozinha, ou até mesmo, na ida ao supermercado! Para cada criança de cada idade existe uma forma de incluí-la na cozinha. Essa pode ser uma forma de introduzir, desde cedo, as responsabilidades na vida da criança, indo aos poucos e aumentando a quantidade conforme ela vai crescendo e sendo capaz de fazer mais coisas por si mesma.
Além de dar uma maior autonomia para a criança, é um momento em família. Elas podem aprender com os pais como se fazem as coisas mais básicas (como montar um sanduíche simples de pão com queijo) as mais elaboradas para a idade. Esses aprendizados e o olhar de “é assim que se faz” também ajudam as crianças a terem mais interesse pela comida e pelo hábito de se alimentar bem!
Principalmente as mais novas! Leve seu filho para o supermercado e ensine como ver os ingredientes em cada alimento, ou deixe que te acompanhe até a feira e veja as cores, os cheiros e experimente. Tocar, cheirar e experimentar alimentos novos é muito importante para o desenvolvimento das crianças, especialmente na primeira infância. Elas descobrem novas texturas e gostos, além de ampliar o cardápio.
Durante o processo, não se esqueça de que você é o adulto da relação, e por isso deve selecionar opções saudáveis e viáveis para a rotina do lanche escolar. Dentro dessas opções pré-escolhidas, deixe a criança decidir o que quer levar para casa. Você pode aproveitar esse momento para explicar os benefícios de cada um dos alimentos e perguntar qual deles ela prefere, como: “Você quer levar suco de laranja ou de uva?”, ou “Qual você quer escolher, a maçã ou a pêra?”.
Com o tempo, o seu filho vai aprendendo mais gostos e expandindo o “catálogo” de opções dele. Fora isso, fica mais fácil ter certeza que o que está sendo levado para casa e que, posteriormente, será levado para escola está de acordo com o agrado da criança, garantindo mais uma refeição deliciosa. Pensando nisso, a Pullman tem a Bisnaguito, as bisnaguinhas que agora estão ainda mais macias e com melhor custo benefício, tendo mais delas por pacote!
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Juliano e Letícia Cazarré são alvos de críticas após o anúncio da gravidez e ator rebate: “Declínio moral”
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país
Família
Aline Wirley expõe dificuldades da adaptação do filho com irmãos adotivos: "Desafiador"
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade