Criança

Família é expulsa de voo por causa de doença de pele da filha de 2 anos: “Nos sentimos lixo”

A família viajou mais de 155 km para conseguirem pegar o voo - reprodução/ Getty Images
reprodução/ Getty Images

Publicado em 03/02/2020, às 14h01 - Atualizado às 14h26 por Redação Pais&Filhos


A família viajou mais de 155 km para conseguirem pegar o voo (Foto: reprodução/ Getty Images)

Marcus Vinicius Alexandre Silva, de 28 anos, estava viajando com a família na madrugada do dia 26 de janeiro, em um voo da GOL em Aracaju, foram abordados por um tripulante pediu que eles se retirassem devido a uma doença de pele rara, porém não contagiosa, da filha do casal de 2 anos.

A família mora em Girau do Ponciano, Alagoas, e precisaram ir para Aracaju apenas para pegar o voo, direto para São Paulo, onde conseguiriam ter uma consulta médica para tratar da doençada filha, que estava se espalhando cada vez mais pelo corpo dela.

“Ele passou por nós, olhou para minha filha, baixou a cabeça e perguntou baixo: ‘é catapora?’ Minha esposa disse que não. Daí ele disse: ‘parece que é contagiosa’. Minha esposa voltou a negar. Em seguida, ele saiu”, contou o pai, segundo o site Uol.

“Eles voltaram e pediram para a gente se retirar do avião e conversar lá embaixo. Disseram que era uma doença contagiosae estavam seguindo determinação da Anvisa”. A menina de 2 anos tem ictiose, uma doença genética caracterizada pelo intenso ressecamento e descamação da pele. Mesmo não sendo contagioso, a menina acabou sofrendo preconceito.

Os pais e o avô, que também estava no voo, precisaram apresentar um laudo médico que falava sobre a doença que a filha tinha e, mesmo assim, continuaram insistindo que a família saísse do avião. Uma enfermeira que também estava lá, ouviu o caso e tentou ajudar os pais.

“Eu expliquei aos comissários que a doença não é contagiosa. Mostrei fotos do Google e argumentei de toda forma possível que a ictiose não é contagiosa”, explicou Maria Helena Mandelbaum. Outro passageiro acabou afirmando que aquela família estava atrasando o voo e que também queria que saíssem do avião.

Maria Helena resolveu intervir na situação mais uma vez. “Ele disse que era proibido transporte de pessoas com doença contagiosa. Eu reafirmei o que já tinha dito e até me propus a fazer uma declaração de que a ictiose não é contagiosa. A família é muito humilde, não poderia perder a viagem e a consulta. Ele disse que não poderia aceitar pois ‘a senhora não é médica, é só uma enfermeira'”, contou ao Uol.

Após um tempo, a criança começou a chorar devido a todo o estresse. “Um funcionário disse ‘ou vocês saem por bem ou por mal. Se não saírem vamos chamar a Polícia Federal’. Nisso a gente saiu. Pensa na vergonha que a gente passou na frente de 200 pessoas que estavam no voo. A gente se sentiu um lixo”, desabafou o pai.

Depois que saíram do voo por pressão dos demais passageiros, a família ainda precisou apresentar o laudo médico atestando que a doença não era contagiosa para entrar no próximo voo para um funcionário da Gol no guichê de atendimento. Precisaram sair às pressas para o Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), onde conseguiram a declaração.

Depois de tudo, voltaram para o aeroporto e conseguiram embarcar em outro voo. Precisaram fazer a viagem porque as manchas tinham se espalhado por todo o corpo da menina, preocupando ainda mais os pais.

Gilson José da Silva, advogado da família, afirmou que a maior preocupação dos pais no momento é com a saúde da menina. Mas que futuramente entraram com uma ação por danos morais contra a GOL. No dia 31 de janeiro, o Procon-SP notificou a Gol sobre o ocorrido.


Palavras-chave

Leia também

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer