Criança

Saiba quais serão as profissões que vão bombar no futuro

Aproveite também para ver as dicas que separamos para preparar seu filho para ser um bom profissional

Gabrielle Molento

Gabrielle Molento ,Filha de Claudia e Pedro

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

O futuro é incerto e, por isso, é normal ter dúvidas: Como educar meu filho? O que ele precisa aprender para ser um bom profissional nos novos tempos? Nós não sabemos tudo, nem temos todas as respostas, mas podemos te dar uns toques que podem te ajudar a prepará-lo para um mundo que ainda nem conhecemos.

Antes de qualquer coisa tente educá-lo para que ele seja autônomo, confiante e consciente. Independente da profissão que ele escolher seguir, não se esqueça que a responsabilidade tem grande peso no processo de aprendizagem. Cacau Lopes da Silva, gerentes de Projetos de Educação do Instituto Ayrton Senna e Mãe de Marcela, Luiza e Pedro, explica que é importante o incentivo de algumas habilidades na rotina da família como, por exemplo, paciência, persistência, empatia, capacidade de foco, concentração e de lidar com frustrações.

Tudo isso vai ajudar seu filho a ser, além de um bom profissional, a um bom cidadão. Ele se sentirá confiante em percorrer seu percurso da melhor maneira possível e, se for preciso, se permitir mudar de rota e redirecionar suas escolhas. E isso é o futuro: entender que o jeito tradicional não é o único caminho.

Daqui há alguns anos, de acordo com Lucas Rocha, coordenador da área de políticas educacionais da Fundação Lemann, Filho de Nelson e Eliane, a cena de cada um trabalhando em sua baia não vai mais existir. O futuro vai estar na união. “A educação que a gente está formando tem que levar a um cenário de colaboração”, explica. O ambiente que está por vir é onde haja trocas, onde todos participem com ideias, criatividade e vontade. Atualmente ainda não temos abertura para esse tipo de prática e é por isso que 85% das profissões que vão estar em alta em 2030 ainda nem existem, afirma um estudo da Dell Technologies.

Profissões do futuro

Com um cenário tão instável e que muda a cada ano, fomos investigar quais serão as profissões que estarão bombando nos próximos anos. Segundo o diretor executivo da Bazz Estratégia de Recursos Humanos, Celso Bazzola, as opções serão tendência de mercado e estarão relacionadas com a economia do país, além de cumprirem as necessidades de mudanças de comportamento.

Elegemos algumas profissões que, segundo Bazzola, estarão em alta:

1. Gestão de governança corporativa – Dirigir uma empresa nos dias de hoje não é tarefa fácil. Monitorar seus resultados e manter uma boa relação com seus investidores, gestores, conselhos é fundamental para dar a sobrevivência dos negócios;

2. Gestores de controladoria – Em momento de crise, é preciso controlar e focar na redução de custos e acompanhamento de resultados para o sucesso e superação das dificuldades;

4. Gestor de projetos em tecnologia da informação – Em um mundo tão tecnológico, é essencial a escolha da ferramenta ideal para garantir a segurança e velocidade das informações. Ess