Criança

Sarampo: quem precisa se vacinar contra a doença?

A Campanha do Ministério da Saúde começa dia 06 de agosto

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo deste ano, promovida pelo Ministério da Saúde, começa dia 06 de agosto. A ação será feita em todos os postos de saúde do Brasil e tem como principal objetivo o público de crianças de 1 a 5 anos. Já o dia de mobilização nacional – conhecido por todo mundo como dia D – será no sábado de 18 de agosto.

De acordo com Isabela Garrido, assessora médica em imunização do Fleury Medicina e Saúde, filha de Maria e Sérgio, é preciso duas doses da vacina para estar completamente protegido contra a doença. O que acontece no setor público é a primeira dose ser dada aos 12 meses de vida, com a versão da tríplice viral, e a segunda, aos 15 meses, com a tetraviral. Isso vale para o ano inteiro.

Entretanto, com os surtos do sarampo em alguns estados brasileiros, o governo resolveu convocar a campanha para aumentar a cobertura da vacina e barrar a contaminação. E não tem problema se o seu filho já está vacinado, durante a campanha, ele poderá receber uma terceira dose da vacina para assegurar a proteção. Quanto mais, melhor!

O Ministério da Saúde também disponibiliza duas doses da vacina para as pessoas até 29 anos e uma dose para o grupo de 30 a 49 anos. Se você não está em dia com a caderneta de vacinação, pode procurar o posto de saúde mais próximo a sua casa.

E não esquece que a injeção é contraindicada para gestantespessoas com baixa imunidade (caus