Gravidez

3 vacinas que a grávida precisa tomar

É extremamente importante que a grávida tenha todas as vacinas em dia – pelo bem da saúde dela e do bebê - iStock
iStock

Publicado em 09/06/2022, às 05h00 - Atualizado às 05h16 por Redação Pais&Filhos


Algumas mulheres, por falta de informação, desconhecem a importância de colocar a cartela de vacinação em ordem durante a gestação (ou antes de engravidar). Pode parecer um assunto pequeno, no meio de tantas preocupações, mas as doses desses medicamentos podem prevenir problemas mais sérios com a mulher e com a criança.

Para Nilma Antas Neves, presidente da comissão nacional de vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), e mãe de Rodrigo e Carla, vacinar as gestantes é importante, pois  proporciona anticorpos maternos via placenta para o bebê que ainda está em formação. “Após a vacinação, os anticorpos maternos atingem o pico em algumas semanas e caem em  poucos meses”, complementa.

Ainda de acordo com Nilma, a FEBRASGO recomenda vacinar também os adolescentes e adultos que terão contato próximo com o recém-nascido, pelos menos, 15 dias antes do primeiro contato. Nesta quinta-feira, 09 de junho, é comemorado o Dia da Imunização e, para ajudar a prevenir problemas mais sérios, selecionamos as 3 vacinas que as grávidas precisam tomar:

É extremamente importante que a grávida tenha todas as vacinas em dia - pelo bem da saúde dela e do bebê
É extremamente importante que a grávida tenha todas as vacinas em dia – pelo bem da saúde dela e do bebê (Foto: iStock)

 Influenza (gripe):

Por que é importante: Essa é uma das vacinas mais importantes durante a gestação. Além de proteger a mulher do vírus da gripe normal, também protege de quadros mais graves, como internações por bronquite, pneumonias e até a morte, devido a queda e imunidade.

  • Quando tomar: A dose da vacina da Influenza pode ser prescrita em qualquer mês da gravidez ou em até 45 dias após o nascimento do bebê, para aquelas que não tomaram durante os nove meses, em uma dose única.

Tríplice Bacteriana (dTpa-Difteria, Tétano e Coqueluche):

Por que é importante: Além da proteção contra a Coqueluche, a vacina dTpa também protege contra o tétano neonatal, infecção que pode ocorrer com instrumentos inadequados e contaminados usados para cortar o cordão umbilical. “A importância de tomar esse medicamento está no aumento dos casos de Coqueluche em recém-nascidos e lactentes antes de 1 ano de idade, além de causar complicações mais graves, como as altas taxas de morte, pois os indivíduos contaminados estão mais susceptíveis a pneumonia, convulsões e danos cerebrais”, enfatiza Nilma.

  • Quando tomar: A vacina dTpa para gestantes (27 a 36 semanas), já está disponível na rede pública de saúde.
Além da grávida, a FEBRASGO recomenda vacinar também os adolescentes e adultos que terão contato próximo com o recém-nascido
Além da grávida, a FEBRASGO recomenda vacinar também os adolescentes e adultos que terão contato próximo com o recém-nascido (Foto: iStock)

Hepatite B:

Por que é importante tomar: A hepatite B não apresenta sintomas bem definidos, mas o indivíduo que contrair a doença pode ter vômito, dores musculares, náuseas e mal-estar (sintomas pertinentes a outras complicações também).  A infecção durante a gravidez  é uma via comum de transmissão, então é importante evitar que a mãe se infecte e não transmita ao feto ou ao recém-nascido. Crianças infectada com Hebatite B podem apresentar cirrose hepática e câncer hepático na fase adulta.

  • Quando tomar: A vacina deve ser administrada em 3 doses, preferencialmente a partir do segundo trimestre  da gestação, e é gratuita nos postos de saúde. Se a gestante já foi vacinada anteriormente, não há necessidade de reforço na gestação.

Leia também

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Wanessa vive na mansão da mãe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo mora em mansão luxuosa da mãe após separação e 'problemas financeiros'

Juliano Cazarré - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Juliano Cazarré celebra chegada do sexto filho e mostra rosto do recém-nascido

Nasceu! Leticia Cazarré dá à luz sexto filho com Juliano Cazarré - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceu! Leticia Cazarré dá à luz sexto filho com Juliano Cazarré

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende - Freepik/freepic.diller

Bebês

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Lore Improta disse quando pretende ter o segundo bebê - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família vai aumentar! 👨‍👩‍👧‍👦

Lore Improta fala sobre a chegada do 2º filho com Léo Santana: 'Curtir nossa família'

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!