Especiais

Conhecemos de perto o Espaço Faber-Castell de Criatividade e Inovação (e te mostramos tudo!)

O espaço foi palco do nosso Encontro Criar é só Começar!

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: Faber-Castell)

Neste sábado (12), rolou o Encontro Criar é só Começar, no Espaço Faber-Castell de Criatividade e Inovação, no Shopping Market Place, em São Paulo. Recebemos blogueiras parceiras e embaixadoras para uma manhã de conversas, trocas de experiências e muito aprendizado com Taís e Roberta Bento, mãe e filha, especialistas em educação e neurociência cognitiva.

Nossas embaixadoras Thelma Parada, mãe de Guilhermina, e Daniela Zurita, mãe de Maria Eduarda e Luca, adoraram o evento! (Foto: Redação Pais&Filhos)

Quem acompanha a Pais&Filhos já sabe que não é de hoje que a gente fala sobre os inúmeros benefícios da criatividade na vida das crianças. Por isso, a gente juntou forças com a Faber-Castell para levantar esse assunto durante a palestra Criatividade como um superpoder na era das mudanças.

Nossa editora-executiva, Andressa Simonini, comandou o encontro com Taís e Roberta Bento (Foto: Redação Pais&Filhos)

“A autoestima é um dos fatores no desenvolvimento dos nossos filhos que mais foi afetado pela correria da vida moderna, da tecnologia, das redes sociais. Hoje em dia, as crianças e adolescentes de fato se comparam com uma realidade que não existe. Por isso, elas têm um grau de auto-estima muito abaixo do que nós tínhamos antes”, explica Roberta.

Para elas, fatores como agendas lotadas, a ideia do filho multitarefa e a falta de capacidade para lidar com a frustração acabam indo na contramão do desenvolvimento da criatividade. “Muitas vezes o que favorece a criatividade das crianças é a escassez. Já pensou deixar a criança livre, com tempo ocioso para criar?”, sugerem.

Segundo Taís e Roberta, a criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida ou aprimorada com o tempo. “Quanto mais nova a criança, mais está na sua mão a oferta de oportunidades para que ela desenvolva seu potencial criativo. E conforme a criança vai crescendo, mais ela depende de habilidades que desenvolveu na infância para atingir seu potencial criativo“, explicam. Assista ao nosso live para assistir à palestra completa:

Com a mão na massa

(Foto: Redação Pais&Filhos)

Enquanto rolava a palestra, a criançada curtia as oficinas criativas da Faber-Castell e deram um show de inovação. Usando apenas os materiais-surpresa que receberam e a imaginação, elas montaram seus personagens — um mais legal que o outro! Olha só:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

E elas não param! As crianças colocaram a mão na massa mesmo #criaresocomecar #fabercastellbr #criatividade @faber_castell_br

Uma publicação compartilhada por Pais&Filhos (@paisefilhosoficial) em

 

Você também pode ir!

Agora nas férias de janeiro, o Espaço Faber-Castell de Criatividade e Inovação oferece oficinas criativas todos os dias. São mais de 10 atividades como quebra-cabeças 3D, montagem de robôs, fabricação de bonecos e muito mais. Todas as oficinas têm foco criativo com atividades mão na massa.

(Foto: divulgação)

As salas já inspiram criatividade (Foto: divulgação)

Além da criatividade, o objetivo do Espaço é que seu filho desenvolva habilidades de raciocínio, capacidade de atuar em grupo, comunicação e resolução de problemas. As atividades despertam o senso crítico da criança. “Acreditamos que a criatividade não é só uma manifestação artística, mas também essa capacidade de solucionar problemas. Afinal, no mundo de hoje, as crianças vão se deparar com situações em que o conhecimento por si só não é suficiente”, explica Fábio Carvalho, gerente de Inovação da Faber-Castell.

As crianças podem participar dessa experiência em grupos de escola, com os pais e amigos ou mesmo sozinhas com o apoio de monitores. Ou seja, não tem desculpa para deixar de levar seu filho!

Leia também:

Oba, férias! Temos uma dica incrível para seu filho se divertir e desenvolver a criatividade

Bagunça pode ser sinônimo de criatividade

6 formas de inspirar a criatividade