Criança

Oba, férias! Temos uma dica incrível para seu filho se divertir e desenvolver a criatividade

A Faber-Castell preparou uma programação superespecial para ocupar os dias da criançada

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: divulgação)

Espaço da Faber-Castell está te esperando (Foto: divulgação)

Nos meses de dezembro e janeiro, o Espaço Faber-Castell de Criatividade e Inovação vai oferecer oficinas criativas todos os dias. São mais de 10 atividades como quebra-cabeças 3D, montagem de robôs, fabricação de bonecos e muito mais. Todas as oficinas têm foco criativo com atividades mão na massa.

Não é de hoje que se fala sobre os benefícios da criatividade na vida das crianças. Do desenvolvimento emocional ao cognitivo, é através da imaginação e da brincadeira que seu filho coloca em prática a criatividade, a inovação e o raciocínio lógico, além de aprender sobre noção de corpo e espaço, senso crítico, interação e parceria.

“Pesquisas recentes mostraram que a criatividade é a capacidade de conectar áreas do cérebro que naturalmente não seriam ativadas simultaneamente. A brincadeira é um dos principais recursos que a criança usa para enriquecer a memória de longo prazo e estimular conexões em diferentes áreas, além de permitir que a criança exercite diversas habilidades de forma simultânea, como tomada de decisão, empatia, paciência e capacidade de concentração ampliada”, explica Roberta Bento, educadora e especialista em neurociência cognitiva, fundadora do SOS Educação.

(Foto: divulgação)

As salas já inspiram criatividade (Foto: divulgação)

Criatividade como habilidade fundamental

O desenvolvimento do Espaço começou a ser traçado há cerca de quatro anos. “Nós passamos por uma redefinição estratégica para construir os próximos 250 anos da marca e percebemos que a criatividade é o nosso DNA”, explica Fábio Carvalho, gerente de Inovação da Faber-Castell. Foi quando a empresa fez um mergulho em sua essência como marca, trazendo para o Espaço sua nova proposta.

E através de levantamentos e pesquisas internacionais, a equipe percebeu que o pensamento criativo das crianças vai diminuindo (e muito) conforme elas crescem. Só para você ter uma ideia, um estudo feito pela NASA mostrou que na faixa etária de 3 a 5 anos, 98% delas eram altamente criativas. O mesmo grupo de crianças foi testado aos 10 anos e apenas 30% delas permaneciam assim. Já com 15 anos de idade, somente 12% delas mantiveram altos índices de criatividade.

“A criatividade é uma habilidade que ajuda uma pessoa a enxergar diferentes formas para solucionar um mesmo problema. Isso a torna uma pessoa que arrisca mais, que não foge de situações desafiadoras, o que acaba por retroalimentar a capacidade criativa. Assim, acabamos acreditando que a pessoa nasce criativa, quando, na verdade, é uma habilidade que pode ser trabalhada, com os estímulos adequados ao longo da vida”, explica Roberta.

Por isso, é preciso, mais do que nunca, estimular o pensamento criativo no dia a dia do seu filho por meio da brincadeira e do aprendizado. “Identificamos a oportunidade de ajudar os pais, as escolas e os professores a mudarem positivamente essa estatística. Por isso, inauguramos um espaço com uma metodologia que se encaixa perfeitamente às necessidades do mundo moderno, no qual a criatividade já é apontada entre as três competências mais importantes para o dia a dia e empregos futuros”, explica Eduardo Ruschel, Diretor de Marketing e Inovação da Faber-Castell.

(Foto: divulgação)

Você precisa conhecer este espaço (Foto: divulgação)

Além da criatividade, o objetivo do Espaço é que seu filho desenvolva habilidades de raciocínio, capacidade de atuar em grupo, comunicação e resolução de problemas. As atividades despertam o senso crítico da criança. “Acreditamos que a criatividade não é só uma manifestação artística, mas também essa capacidade de solucionar problemas. Afinal, no mundo de hoje, as crianças vão se deparar com situações em que o conhecimento por si só não é suficiente”, defende Fábio.

Para a construção do espaço, a Faber-Castell procurou especialistas na área de educação, neurociência e aprendizagem e desenvolveu uma metodologia exclusiva pensada em parceria com o pesquisador brasileiro Leo Burd, do Massachusetts Institute of Technology (MIT/Media Lab). O local, de 800 metros quadrados, tem quatro estações de trabalho para apoiar o desenvolvimento das ideias das crianças.

Como funciona?

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Durante a jornada no Espaço Faber-Castell de Criatividade e Inovação, as crianças são divididas em grupos de até cinco, onde recebem um desafio estimulante por meio de uma narrativa; sempre sobre temas atuais e relevantes. Depois, o grupo precisa pensar em como resolver o problema, trabalhando com ferramentas como empatia pela problematização, geração e seleção de ideias que se transformarão em soluções que serão prototipadas pelas crianças.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Por fim, as crianças têm à disposição uma vasta quantidade de materiais construtivos, além da tecnologia das impressoras 3D e cortadoras a laser, para botar a mão na massa e desenvolver o protótipo físico. “O importante não é a produção em si mas o processo vivenciado: a partir de uma oportunidade, problema ou necessidade, ter um processo estruturado de busca de soluções que podem ser construídas com os recursos disponíveis. A interiorização desse processo torna a criança protagonista. A quantidade de repertório e ideias inesperadas que elas colocam nesse trabalho é impressionante”, relata Fábio.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

As crianças podem participar dessa experiência em grupos de escola, com os pais e amigos ou mesmo sozinhas com o apoio de monitores. Mas nestas férias de dezembro e janeiro, o Espaço Faber-Castell de Criatividade e Inovação está com uma programação especial com mais de 10 oficinas diferentes, com duração de até 4 horas, além de ficar aberto ao público geral também durante a semana. Ou seja, não tem desculpa para deixar de levar seu filho!

Serviço

Espaço Faber-Castell de Criatividade e Inovação

Quando? Segunda a Sexta, com duração de 4 horas, entre 13h30 às 20h

Quanto? R$ 100,00. Ingressos disponíveis online e na recepção. Podem ser adquiridos com antecedência ou até o horário de início da atividade, mediante disponibilidade.

Capacidade: 40 crianças simultaneamente, divididas em 2 estações de trabalho com 20 posições.

Onde? Shopping Market Place – Livraria Cultura, piso superior. Avenida Doutor Chucri Zaidan, 902, Vila Cordeiro, São Paulo – SP.

Agendamento? espaco.faber-castell.com.br  – 11-2369-4519

Leia também:

Mãe usa a criatividade e monta festa de aniversário para a filha com tema “Baby Shark”

Criatividade paterna: como lidar?

Bagunça pode ser sinônimo de criatividade