Anvisa aprova registro de insumo da Fiocruz e faz Brasil ter vacina 100% nacional contra Covid-19

O anúncio da permissão para uso do insumo foi feito nesta sexta-feira, 07 de janeiro

Resumo da Notícia

  • A Anvisa aprovou o registro do insumo necessário para fabricação da AstraZeneca
  • Com isso, Brasil terá primeira vacina produzida 100% em território nacional
  • Estudos afirmaram que o "ingrediente" fabricado no país possui a mesma qualidade que o importado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta sexta-feira, dia 07 de janeiro, o registro de um insumo necessário para a fabricação da vacina da AstraZeneca contra a covid-19, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A decisão faz com que o Brasil tenha o primeiro imunizante 100% nacional.

-Publicidade-

Graças a aprovação, o insumo farmacêutico ativo (IFA), conhecido por ser o “ingrediente” necessário para produção da vacina, será fabricado em território brasileiro, ao invés de ser importado de demais países. Agora, a previsão de entrega das primeiras doses da AztraZeneca para o Ministério da Saúde aconteça já em fevereiro.

Dose reforço da vacina Pfizer protege até 75% contra casos sintomáticos da variante ômicron
A autorização da Anvisa faz com que Brasil tenha primeira vacina 100% nacional (FOTO: Myke Sena / Reprodução / CNN Brasil)

“É uma grande conquista para a sociedade brasileira ter uma vacina 100% nacional para a Covid-19 produzida em Bio-Manguinhos/Fiocruz. A pandemia de Covid-19 deixou claro o problema da dependência dos insumos farmacêuticos ativos para a produção de vacinas.”, afirmou Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz.

A servidora destacou ainda que, com a aprovação dada pela Anvisa, o imunizante 100% produzido no Brasil garantirá  “a autossuficiência do nosso Sistema Único de Saúde [SUS] para essa vacina, que vem salvando vidas e contribuindo para a superação dessa difícil fase histórica do Brasil e do mundo”.

De acordo com o comunicado oficial divulgado pela Agência, foi necessário avaliar estudos de comparabilidade para aprovar o registro do insumo. Os resultados divulgados demonstraram que o IFA fabricado no país possui o mesmo desempenho do estrangeiro.