Aula online: dicas para otimizar estudos do seu filho em casa durante pandemia

Sabemos que pode ser um desafio manter a rotina de estudos em casa, pois existem várias distrações no ambiente e até mesmo falta de estrutura. Mas a psicopedagoga Claudine Dacal Rodrigues credita que é possível otimizar os estudos em casa

Resumo da Notícia

  • Estudar em casa é um desafio, pois existem várias distrações no ambiente e até mesmo falta de estrutura
  • A psicopedagoga ouvida pelo G1, Claudine Dacal Rodrigues, acredita os alunos precisam aprender a se adaptar ao novo normal
  • Ela da dicas de como otimizar os estudos em casa

Nesse período de isolamento social, várias escolas em todo o Brasil interromperam as atividades presenciais e passaram a oferecer os conteúdos online. Mas sabemos que estudar em casa é um desafio, pois existem várias distrações no ambiente e até mesmo falta de estrutura.

-Publicidade-
Dicas para otimizar estudos do seu filho em casa durante pandemia (Foto: Freepick)

De acordo com a psicopedagoga Claudine Dacal Rodrigues, os alunos precisam aprender a se adaptar ao novo normal e, ela acredita que é possível otimizar os estudos em casa. “É muito importante que o aluno tenha disciplina. Disciplina para ter um espaço para fazer o seu trabalho. Você tem todo o conhecimento ao alcance dos dedos, mas o que nos falta ainda é a disciplina, aquele momento de saber que eu tenho que ficar quieto, que eu tenho que ouvir, que eu tenho que interagir. As pessoas estão ainda esperando voltar para o normal, mas o normal é agora. Essa é a nossa nova realidade, então precisamos nos adaptar a tudo isso”, disse ao G1.

A psicopedagoga ainda faz uma comparação entre as dificuldades entre adolescentes e crianças. “A criança tem muita energia para queimar. Ela quer pular, quer saltar, quer ter o coleguinha do lado, tem aquela história de querer pôr a mão. E os adolescentes já têm a idade dos hormônios, eles gostam de estar juntos, esse social faz falta. Mas eu penso que, para os adolescentes, é um pouco mais fácil, porque eles já vivem mesmo esse mundo do computador”, ressalta.

Como otimizar os estudos

O local adequado faz toda diferença! Escolher o lugar na casa onde possa manter o foco é fundamental. “Um espacinho na casa, com boa iluminação ou um lugar onde o aluno possa colocar o caderno, o livro, ter esse material ali para poder estudar, isso faz toda a diferença”, reforça.

Sabemos que os pais podem ter dificuldade na hora de explicar o conteúdo, mas Claudine explica que está tudo bem não saber tudo. “Os pais estão achando que eles que têm que dominar o conteúdo para passar para os alunos e não é isso. Os pais precisam colocar disciplina para esses meninos e meninas que estão aí nos assistindo online”, diz.

A psicopedagoga ainda reforça que é importante deixar o filho arriscar e perguntar. “O que mais acontece é de nós professores estarmos dando aula e o aluno acha que, porque ele está na casa dele, ele pode jogar ou ele pode falar o que ele quiser. Falo para os pais: tenham paciência e é o aluno que tem que buscar esse protagonismo. O pai tem que garantir esse contato, mas é a criança que tem que ter o contato com o professor. O professor agora faz parte da família”.

Rotina é tudo! A especialista explica que manter a rotina, trocar de roupa e focar quando está no ambiente de estudo ajuda muito. “Não requer nada de tão especial, esse espaço, a disciplina de acordar, trocar de roupa, estar de frente para esse computador, aguardar essa aula começar, aguardar essa aula terminar, isso faz muita diferença”, disse.