Publicado em 11/04/2021, às 19h20 - Atualizado às 19h43 por Camila Montino, filha de Erinaide e José
Nesse período de isolamento social, várias escolas em todo o Brasil interromperam as atividades presenciais e passaram a oferecer os conteúdos online. Mas sabemos que estudar em casaé um desafio, pois existem várias distrações no ambiente e até mesmo falta de estrutura.
De acordo com a psicopedagoga Claudine Dacal Rodrigues, os alunos precisam aprender a se adaptar ao novo normal e, ela acredita que é possível otimizar os estudos em casa. “É muito importante que o aluno tenha disciplina. Disciplina para ter um espaço para fazer o seu trabalho. Você tem todo o conhecimento ao alcance dos dedos, mas o que nos falta ainda é a disciplina, aquele momento de saber que eu tenho que ficar quieto, que eu tenho que ouvir, que eu tenho que interagir. As pessoas estão ainda esperando voltar para o normal, mas o normal é agora. Essa é a nossa nova realidade, então precisamos nos adaptar a tudo isso”, disse ao G1.
A psicopedagoga ainda faz uma comparação entre as dificuldades entre adolescentes e crianças. “A criança tem muita energia para queimar. Ela quer pular, quer saltar, quer ter o coleguinha do lado, tem aquela história de querer pôr a mão. E os adolescentes já têm a idade dos hormônios, eles gostam de estar juntos, esse social faz falta. Mas eu penso que, para os adolescentes, é um pouco mais fácil, porque eles já vivem mesmo esse mundo do computador”, ressalta.
O local adequado faz toda diferença! Escolher o lugar na casa onde possa manter o foco é fundamental. “Um espacinho na casa, com boa iluminação ou um lugar onde o aluno possa colocar o caderno, o livro, ter esse material ali para poder estudar, isso faz toda a diferença”, reforça.
Sabemos que os pais podem ter dificuldade na hora de explicar o conteúdo, mas Claudine explica que está tudo bem não saber tudo. “Os pais estão achando que eles que têm que dominar o conteúdo para passar para os alunos e não é isso. Os pais precisam colocar disciplina para esses meninos e meninas que estão aí nos assistindo online”, diz.
A psicopedagoga ainda reforça que é importante deixar o filho arriscar e perguntar. “O que mais acontece é de nós professores estarmos dando aula e o aluno acha que, porque ele está na casa dele, ele pode jogar ou ele pode falar o que ele quiser. Falo para os pais: tenham paciência e é o aluno que tem que buscar esse protagonismo. O pai tem que garantir esse contato, mas é a criança que tem que ter o contato com o professor. O professor agora faz parte da família”.
Rotina é tudo! A especialista explica que manter a rotina, trocar de roupa e focar quando está no ambiente de estudo ajuda muito. “Não requer nada de tão especial, esse espaço, a disciplina de acordar, trocar de roupa, estar de frente para esse computador, aguardar essa aula começar, aguardar essa aula terminar, isso faz muita diferença”, disse.
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil