Aulas presenciais são mantidas em Minas Gerais: veja como vai funcionar o retorno

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação definiu os principais pontos que cada escola precisa seguir para receber os funcionários e alunos com segurança

Resumo da Notícia

  • A volta às aulas em Minas Gerais será mantida
  • Veja os protocolos que devem ser seguidos
  • Nesta primeira fase, o retorno acontece para alunos do terceiro ano do ensino médio

Mesmo com a liminar que suspende o retorno às aulas presenciais em Minas Gerais, divulgado nesta terça-feira, 6 de outubro, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, garante que o protocolo sanitário de retorno é “extremamente adequado” e que a ideia inicial será mantida. É previsto a volta dos alunos nos municípios da onda verde do programa Minas Consciente. Foi acrescentado ainda que as regras de segurança irão acontecer em todos os momentos: presença do aluno na escola, transporte, distanciamento nas salas de aula e também nos banheiros, segundo informações do jornal Estado de Minas.

-Publicidade-
Veja a nova previsão do retorno (Foto: iStock)

Em entrevista coletiva na segunda-feira, 5 de outubro, o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, João Pinho, disse que cabe aos prefeitos de cada cidade a definição de uma data para o retorno. Contudo, foi explicado também que as famílias podem decidir se os filhos permanecerão em casa com as aulas remotas ou retornarão a instituição.

Foi ressaltado também que “para o retorno das atividades presenciais foi criado um protocolo sanitário pela Secretaria de Estado de Saúde e que na rede pública estadual de ensino as recomendações e orientações contidas no documento serão obrigatoriamente aplicadas”.

-Publicidade-
As instituições deverão realizar um checklist de protocolos (Foto: iStock)

Antes do retorno, o SEE explicou que desde o dia 5 de outubro está sendo aplicado nas escolas um “checklist” dos protocolos que precisam ser seguidos. “Será finalizado, assinado pelos diretores e validado pelos inspetores escolares do estado até o dia 09 de outubro, com o objetivo de garantir a disponibilidade de álcool, sabonete líquido e máscaras, EPI’s para funcionários, bem como a organização das escalas, considerando os parâmetros de distanciamento”.

As atividades serão retomadas gradualmente, segundo a secretaria, e de forma não obrigatória. Neste primeiro passo, haverá o retorno dos alunos do 3º ano do ensino médio, onde for autorizado pelo município, no plano Minas Consciente.

-Publicidade-