Professora tem ideia simples para usar uma “lousa” nas aulas online e viraliza

Carmen Castrejón precisou se adaptar às aulas remotas e usou a criatividade para melhorar a forma que ensina sem gastar nada

Resumo da Notícia

  • Muitas coisas mudaram com as aulas online
  • Os professores acabaram ficando sem a opção de uma lousa em casa
  • Uma professora desenvolveu uma ideia simples e barata para resolver o problema

A pandemia teve efeitos em várias áreas de nossas vidas. A necessidade de distanciamento social fez com que as aulas fossem canceladas a princípio e agora crianças e adolescentes vivem em uma adaptação online da rede de ensino.

-Publicidade-

É claro que os alunos tem infinitas dificuldades com a nova maneira de estudar. Desde ter uma conexão de internet, passando por conseguir manter a atenção por meio de uma tela e até a possibilidade de ter um local ideal para aprender em casa. Esses são só alguns exemplos.

Para manter a atenção dos alunos, uma professora usou um truque criativo (Foto: Getty Images)

Mas os professores também passam por bons perrengues. Eles também precisaram se adaptar e descobrir como fazer funcionar as aulas sem poder ter o contato presencial com os alunos. Uma dificuldade comum é a falta de uma lousa em que podem escrever.

-Publicidade-

Alguns profissionais se baseiam em imagens preparadas antes, como slides em um PowerPoint, já que ficaram sem o apoio da lousa. Porém, uma professora encontrou uma solução de um jeito simples mas muito criativo.

Carmen Castrejón, educadora há 20 anos, mostrou sua ideia no Facebook e viralizou. O que os professores precisam para repetir o que ela fez são: um CD, uma moeda, uma caneta ou lápis e fita adesiva.

Professora cria truque simples para ter “lousa” em aula online (Reprodução/Facebook)

É preciso usar a fita para colar o lápis na parte de trás de um notebook, bem na direção de onde fica a câmera. Coloque o CD no lápis, que deve caber exatamente no buraco central. A parte que funciona como um espelho tem que ficar virada para baixo!

Agora pegue uma moeda e cole no CD com fita, para que ele fique enclinado na direção do teclado do computador. Assim, a câmera deve estar refletindo o que aparece no CD. Por fim, basta usar um caderno apoiado no teclado para funcionar como a lousa improvisada.

Carmen contou ao site Bored Panda que pensou na ideia buscando objetos que todo mundo tem em casa, para que não fosse preciso gastar dinheiro com isso. Segundo ela, os alunos prestam mais atenção no que realmente importa, a matéria.

-Publicidade-