Bahia vai testar vacina russa contra o Covid-19 e pode comprar 50 milhões de doses
O governo do estado assinou um acordo para realizar a Fase 3 da testagem do imunizante em 500 habitantes. Os testes devem começar logo após a aprovação da Anvisa
Resumo da Notícia
- O governo da Bahia assinou um acordo para realizar a Fase 3 de testes da vacina russa contra o Covid-19.
- A novidade foi anunciada na última quinta-feira, 10 de setembro, por representantes do estado
- Além da testagem, uma fonte do governo disse que a Bahia planeja comprar 50 milhões de doses do imunizante para distribuir entre os brasileiros
O governo da Bahia assinou um acordo para realizar a Fase 3 de testes da vacina russa contra o Covid-19. A novidade foi anunciada na última quinta-feira, 10 de setembro, por representantes do estado. Além da testagem, uma fonte do governo disse à Forbes que a Bahia planeja comprar 50 milhões de doses do imunizante para distribuir entre os brasileiros.
A testagem em massa da Sputnik V ainda não foi concluída, apesar da vacina ter sido registrada em agosto. O governador da Bahia, Rui Costa, informou que o acordo foi assinado na terça feira, 8 de setembro, e que o estado receberá 500 doses do imunizante assim que o protocolo de testes for aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Rússia inicia testes da vacina contra o Covid-19 em 40 mil voluntários
A Rússia anunciou nesta quarta-feira, 9 de setembro, que iniciou a Fase 3 de testes da vacina contra o Covid-19. A última etapa contará com 30 mil voluntários que receberão a Sputnik V e 10 mil que receberão um placebo. A testagem em massa foi anunciada em agosto, após o país receber críticas internacionais por não ter publicado estudos completos do imunizante.
“Os primeiros participantes foram vacinados hoje em estabelecimentos médicos da capital”, disse a vice-prefeita de Moscou, Anastasia Rakova, em um comunicado. A política comemorou o marco como um “dia importante não apenas para a cidade, mas para todo o país”.
Sputnik V foi liberada para a população civil
O Ministério da Saúde da Rússia afirmou nesta última terça-feira, 8 de setembro, que liberou o primeiro lote da vacina contra o Covid-19 para a população civil. O comunicado emitido pelo governo explica que o imunizante produzido pelo Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia passou nos testes de segurança e eficiência. Apesar disso, a entrega e a aplicação do medicamento ainda não tem uma data certa, apenas está prevista para um “futuro próximo”
O vice-diretor do instituto Gamaleya, Denis Logunov, já havia anunciado que o imunizante chegaria esta semana para a população e que a segurança “foi o principal pré-requisito para seu registro”. Segundo ele, há uma “vasta base de evidências de que a vacina é segura”.
* Leia também:
Rússia inicia testes da vacina contra o Covid-19 em 40 mil voluntários
Rússia libera primeiro lote da vacina contra Covid-19 para a população civil
Rússia diz que 1º lote de vacina contra Covid-19 vai ser entregue em setembro
Rússia inicia novos testes da vacina contra o Covid-19 em 40 mil pessoas, após críticas