Família

Beach Tennis: esporte promove vida mais saudável, diverte e fortalece o vínculo familiar

O esporte traz benefícios para o corpo e a mente em todas as idades - Freepik
Freepik

Publicado em 12/07/2023, às 13h54 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Que o Beach Tennis, ou tênis de praia, virou moda a partir da pandemia você provavelmente já deve ter ouvido falar. Também não é difícil conhecer alguém que fez uma aula ou pratica a modalidade. Quadras de areia são cada vez mais comuns nas cidades. Enfim, é inegável que a febre do esporte se espalhou pelo Brasil inteiro. Mas será que jogar é simples? Ou melhor, será é possível jogar em família? A resposta é “sim” e os benefícios que esse esporte pode te trazer vão te impressionar.

O esporte traz benefícios para o corpo e a mente em todas as idades (Foto: Freepik)

Nos últimos anos, o Beach Tennis tem se destacado como uma atividade esportiva que vai além da competição, promovendo momentos de socialização, convívio familiar e diversão nas praias e quadras de areia (os famosos “beach clubs”). Com regras simples e adaptáveis para diferentes idades, o esporte se tornou uma excelente opção para quem busca alguma atividade que “devolva” aquela “identidade perdida” depois da chegada dos filhos, ou então para famílias que desejam aproveitar o tempo livre juntos, fortalecendo os laços afetivos.

A prática oferece uma dinâmica envolvente e divertida, permitindo que pais, filhos e outros membros da família joguem juntos em duplas mistas. Essa característica inclusiva do esporte é um dos principais fatores que contribuem para sua popularidade no contexto familiar. 

Além de ser uma atividade divertida, ela é simples e fácil de aprender (Foto: Freepik)

Com regras menos rígidas e um ritmo mais descontraído do que o tênis convencional, o Beach Tennis se adapta às diferentes habilidades e níveis de experiência dos jogadores, tornando-o mais acessível. Ao reunir a família em torno de uma partida, os momentos de interação e diversão se multiplicam, sejam as risadas, os desafios e as trocas de experiências durante o jogo, que fortalecem os vínculos e constroem memórias.

Benefícios do Beach Tennis

Marcella Fortino, mãe de Lorenzo e Antonella, tem 32 anos e é atleta e professora de Beach Tennis na Arena Eztec, em São Paulo. Jogadora de tênis desde criança, conheceu a prática há 4 anos, e conta que o esporte ganhou o seu coração e, desde então, vem se dedicando e aperfeiçoando suas habilidades.

Marcella é jogadora pro e professora do método ‘Power’ (Foto: Reprodução/Instagram)

“O Beach proporciona uma atividade física diferente do que a maioria está acostumado. As crianças adoram esse contato com a areia”, diz. Para ela, esse é um esporte que dá para ser praticado em família facilmente, e cada vez mais se vê pais e filhos jogando juntos.

Dados da Confederação Brasileira de Tênis, que também abrange a modalidade do Beach Tennis no país, apontam que em 2021 havia pouco mais de 400 mil praticantes da modalidade. Mas no ano passado, em 2022, a prática “explodiu” e subiu para mais de um milhão o número de praticantes — um crescimento de 175%. “Muita gente aderiu à prática do ‘BT’ [Beach Tennis] porque ele promove um momento descontraído e saudável para os praticantes, fazendo com que eles se desliguem um pouco da sua rotina do dia a dia”, avalia Marcella.

Marcella incentivou toda a família a praticar o esporte (Foto: Reprodução/ Instagram)

A professora ainda reforça que o fato de ser um esporte que precisa de mais pessoas para ser praticado torna a experiência enriquecedora seja ela feita entre pais e filhos ou amigos. “Como o Beach Tennis não dá para jogar sozinho, acaba que uma pessoa começa a jogar e com isso, incentiva outros membros da família a também irem junto. Como é um esporte muito acolhedor, acaba ficando um clima leve para toda a família se divertir junto.”

Jogar contribui para um estilo de vida ativo e saudável, e a prática regular do esporte pode influenciar na aptidão física, no desenvolvimento da coordenação motora e no fortalecimento muscular, além de atuar na prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo.

Para toda a família

Fabiana Sobrinho, mãe de Valentina, de 10 anos, é mãe solo, mas foi graças à companhia do marido, padrasto de Valentina e que a incentivou na prática do Beach Tennis, que a família passou a praticar o esporte há um ano e meio.

“Nós, meu marido e eu, precisávamos de um esporte que nos ajudasse a sair do sedentarismo e nos ajudasse a perder alguns quilos que havíamos ganhado durante o isolamento. Eu comecei, logo ele se rendeu, começamos a fazer aula e jogar. Consequentemente, a Valentina também, pois notamos que ela estava cada vez mais interessada. E, realmente, é uma atividade que nos uniu e virou um grande programa em família.”

Fabi é influenciadora e também pratica Beach Tennis (Foto: Reprodução/ Instagram)

O Brasil é um dos países com mais representatividade no Beach Tennis, junto à Itália, Austrália e Estados Unidos. Temos desde profissionais de alto nível a praticantes casuais. E muitos brasileiros já chegaram ao primeiro lugar do ranking do esporte, como Joana Cortez, Samantha Barijan e Vinicius Font.

Assim como a Fabiana se sente empoderada por ter um lugar dentro do esporte, o mais importante e inclusivo do Beach Tennis é como qualquer praticante também pode se sentir pertencente às quadras de areia. “Esse é um esporte em que eu sinto prazer em ver minha evolução, me sinto levemente atleta”, conta ela. “Aqui em casa o Beach foi uma atividade que gerou mais conexão, pois todos podem fazer, jogar torneios, e se incentivar.”

 “Sem dúvidas, indicaria o esporte para todo mundo que eu pudesse. Além de ser uma ótima atividade física para toda a família, é um ambiente familiar e um esporte que ensina muito para as crianças sobre respeito, disciplina, competitividade e parceria”, reflete Fabiana Sobrinho.

Fabi é mãe de Valentina, e foi incentivada pelo marido a praticar o esporte; hoje todos jogam juntos (Foto: Reprodução/Instagram)

Quais são os equipamentos para jogar Beach Tennis?

Na verdade, a prática do Beach Tennis começa antes do jogo. O esporte exige equipamentos especiais, que são importantes para o desempenho de quem pratica. A começar pela raquete, que é diferente do tênis, sendo menor, composta de materiais como fibras de vidro e carbono, quase completamente preenchida pelo material, exceto por furos.

“A raquete é um item muito pessoal e caro, então o que eu aconselho aos meus alunos é sempre testar várias raquetes antes de comprar alguma, além disso, entender o que está procurando e qual o estilo de jogo de cada um,” diz Marcella que, como professora, sempre faz questão de passar as melhores experiências aos seus alunos.

A prática gasta cerca de 600 calorias por hora de jogo (Foto: Reprodução/ Mormaii)

Veja a lista completa de equipamentos para jogar Beach Tennis:

  • Raquete –  é aconselhável que os iniciantes do esporte utilizem raquetes mais leves;
  • Sapatilha– protege os pés da umidade e temperatura da areia, garantindo uma mobilidade mais agradável;
  • Óculos – além de protegerem os olhos dos raios solares, amenizam o reflexo do sol na areia;
  • Bolinha – escolha as “Stage 2”, que garantam a despressurização a um nível de 50%;
  • Roupa– opte por peças leves, confortáveis e que facilitem a respiração;
  • Viseira/boné– também são itens opcionais para se proteger do sol;
  • Case– essencial para armazenar sua raquete Mormaii.

Uma dica essencial para quem quer começar a jogar é o uso de protetor solar durante o dia. “Quanto às roupas necessárias, o melhor é uma roupa mais leve, que não atrapalhe os movimentos durante o jogo, e em dias de muito sol, usar roupas com proteção UV também é uma boa escolha, principalmente para as crianças que costumam não gostar de passar protetor solar ao longo do dia.”

Por normalmente ser praticado na areia, o esporte requer maior esforço das pernas, o que contribui para o fortalecimento dos membros (Foto: Reprodução/ Instagram)

Como professora, Marcella completa que para jogar, só basta querer, mas o melhor caminho é dar início às aulas. “A minha dica para quem está começando é procurar bons profissionais para ajudar na escolha dos materiais e entender o que é melhor para cada um.”

Apesar de ser um esporte que pode ser jogado em praias, cidades que não ficam no litoral logo deram um jeito de satisfazer os adeptos do BT com as quadras de areia, que estão cada vez mais em alta. Para praticar, o ideal é buscar um espaço que seja agradável e com uma infraestrutura, como o Saúde Beach Arena, que fica em São Paulo.


Leia também

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Nadja Haddad - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Imagem Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Dia dasmães, mensagens para avó - Créditos: Reprodução

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Viih Tube e Eliezer anunciam segunda gravidez - Créditos: Reprodução/ Instagram

Família

Viih Tube e Eliezer contam sex0 do segundo filho em chá revelação para família

Programas para o Dia das Mães - Getty Images

Família

10 ideias para fazer no Dia das Mães que vão além dos presentes