Publicado em 13/08/2021, às 15h27 por Hanna Rahal, filha de Lydiana
Um bebê de onze meses recebeu um remédio de R$ 13 milhões pela rede pública de saúde no Reino Unido. O pequeno Edward tem atrofia muscular espinhal severa (AME), o que significa que ele não possui uma proteína vital para o desenvolvimento muscular.
Os pais do bebê criaram uma campanha para que o Governo do país negociasse o medicamento diretamente com o fornecedor, a fim de obter preços baixos. Ele recebeu a nova terapia genética com o medicamento Zolgensma, que custa 1,79 milhão de libras (cerca de R$ 13 milhões).
De acordo com os pais, que estavam dispostos até a protestar, houve uma corrida contra o tempo. A mãe do bebê, Megan Willis, falou em uma entrevista à um jornal local: “Nós nos sentimos incrivelmente sortudos, felizes e aliviados.”
A mãe ainda disse que deseja aproveitar a vidacom Edward sem uma batalha para pagar pela droga. “Nosso objetivo é fazê-lo andar. Acho que pela primeira vez podemos realmente planejar seu futuro, sabendo que ele tem o melhor tratamento possível para sua condição”, disse ela.
No Brasil, o Zolgensma foi aprovado no ano passado pela Anvisa. Existe um projeto de lei (PL 5253/20) para tentar fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizar o medicamento gratuitamente pelo programa Farmácia Popular do Brasil.
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Bebês
Mulher de 25 anos já é mãe de 22 filhos e não quer parar: ”Eu ainda quero mais 80 filhos”
Família
Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista