Família

Boa notícia! Menina de 4 anos vence câncer após médicos confundirem doença com virose

Luma foi diagnosticada com virose diversas vezes antes de receber o diagnóstico de câncer - Reprodução / Arquivo Pessoal / G1
Reprodução / Arquivo Pessoal / G1

Publicado em 19/11/2020, às 08h46 - Atualizado às 08h54 por Camila Montino, filha de Erinaide e José


Luma foi diagnosticada com virose diversas vezes antes de receber o diagnóstico de câncer (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal / G1)

Em Santos, no litoral de São Paulo, Luma César Fernandes, de 4 anos, recebeu uma notícia que aqueceu o coração da família! Após mais de um ano e quatro meses lutando contra a doença, ela recebeu a notícia da cura do câncer. A menina comemorou a conquista tocando o ‘sino da cura’.

Luma passou por diversas cirurgias e chegou a ter o tumor confundido com uma virosepor médicos. A mãe, Jéssica César Fernandes, de 27 anos, disse ao G1, que a filha fez os examespara avaliar o avanço do tratamento, e os resultados finais saíram nesta segunda-feira, 16 de novembro e apontaram que ela não tem mais a doença.

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

Diagnóstico

Luma foi diagnosticada com um câncerna cabeça depois de diversas idas a hospitais da rede pública. Segundo a mãe, ela sempre foi uma criança saudável e nunca havia apresentado nenhum sintoma que a fizesse desconfiar da doença. Em junho de 2019, começou a reclamar de uma forte dor de cabeça e passou a vomitar com frequência.

Então, a mãe decidiu leva-la no médico, mas a criança foi diagnosticada diversas vezes com virose, e que os médicos a liberavam das consultas. Depois de idas e vindas a diversos hospitais, a Luma foi levada pela mãe ao Pronto Socorro da Zona Leste, onde um pediatra percebeu a seriedade do assunto e correu atrás da internação da menina, que foi encaminhada ao Pronto Socorro Silvério Fontes. Em 5 de julho, Luma fez a tomografia que constatou um tumor cerebelar meduloblastoma nível 4, um dos mais agressivos. Desde então, lutava contra o câncer.

Tratamento e recuperação

Luma mora em Santos e já fez diversas cirurgias  (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal / G1)

Após o diagnóstico, Luma começou o tratamento e a família passou por muitos desafios durante esse período. “Eu escutei por muito tempo que era grave, e sempre dava medo de perdê-la. Então, foi bem difícil até aqui. Eu e o pai dela saímos do emprego para se dedicar a cuidar dela e dos nossos outros filhos, passamos por muitas dificuldades financeiras e tivemos muitos desafios. Mas, tudo valeu a pena para ver hoje que ela está bem”, diz a mãe, que é autônoma.

Apesar das dificuldades, a história teve um final feliz! Segundo a mãe, Luma ficou muito feliz com a notícia da recuperação, e fez questão de ligar para todos da família para contar que estava finalmente curada. “O mais gratificante de tudo isso é o sentimento de dever cumprido, de que o pior já passou. Ela foi muito forte, não deixou se abater. Quando ela tocou o sino, chorei de emoção, porque foi uma luta muito grande até aqui”, comemorou.

Agora curada, Luma  continuará tendo acompanhamento semanal, devido à imunidade baixa, e brevemente passará a ter acompanhamento apenas a cada três meses.

Jéssica, ainda deixa uma mensagem de apoio para as mães que estão enfrentando desafios semelhantes. “Para as mães que estão enfrentando a mesma coisa que nós passamos, a minha mensagem é para que não desistam e tenham muita fé, porque a fé move montanhas. Agora, quando passar a pandemia, nunca deixaremos uma ida ao parque para amanhã, não deixaremos de curtir o tempo e todas as experiências que podemos ter em família. Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance. Aprendemos a dar valor a cada momento, e isso é muito importante”, finalizou.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!


Leia também

Anderson Leonardo, do Molejo, faleceu aos 51 anos de idade - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos de câncer

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho