Família

Caso Isabele: Justiça extingue processo contra jovem acusada de matar amiga de 14 anos em Cuiabá

Justiça encerra processo contra jovem acusada de matar amiga em Cuiabá - Reprodução / Facebook
Reprodução / Facebook

Publicado em 25/07/2023, às 09h02 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Justiça falha! A juíza Leilamar Aparecida Rodrigues, da 2ª Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, extinguiu o processo de execução de medida socioeducativa da adolescente que atirou e matou a amiga Isabele Ramos Guimarães, de 14 anos, com um tiro no rosto, em junho de 2020.

Justiça encerra processo contra jovem acusada de matar amiga em Cuiabá (Foto: Reprodução / Facebook)

Isabele morreu  baleada pela melhor amiga, em um condomínio de luxo em Cuiabá. A jovem afirmou que a pistola disparou acidentalmente, mas negou estar brincando com a arma da família. Após o crime, a polícia verificou que o armamento estava sob posse ilegal do pai da suspeita.

De acordo com Leilamar, a decisão foi tomada com base na análise do relatório psicossocial que aponta que as metas do Plano Individual de Atendimento (PIA) já foram alcançadas e a medida de liberdade assistida imposta já foi cumprida. O relatório foi feito por uma equipe multidisciplinar do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A mãe ficou indignada (Foto: Reprodução Arquivo Pessoal)
A mãe ficou indignada (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)

Na decisão, a magistrada também considerou que a adolescente completa a maioridade em breve, e “demonstrou o interesse em traçar novos objetivos longe do ambiente deletério da reiteração infracional”. O Creas protocolou um documento com a informação de que a medida socioeducativa de liberdade assistida imposta à adolescente, pelo prazo de 6 meses, foi integralmente cumprida.

A adolescente acusada como a autora do disparo foi indiciada por ato infracional análogo a homicídio qualificado, imprudência e imperícia. Mas, em junho de 2022, a 3ª Câmara do Tribunal de Justiça transformou o ato infracional em homicídio culposo e a jovem, imediatamente, teve a internação substituída pela liberdade assistida. Ela foi liberada após passar 1 ano e 5 meses em detenção no Complexo do Pomeri, na capital do estado.

Isabele morreu em junho de 2020, baleada pela melhor amiga, em um condomínio de luxo em Cuiabá (Foto: Reprodução/ Facebook)

O Estatudo da Criança e do Adolescente (ECA) prevê que o prazo de internação não pode ultrapassar três anos, e a manutenção deve ser reavaliada, no máximo, a cada seis meses.

Justiça solta adolescente que matou a menina e mãe se revolta: “Estou indignada”

A mãe de Isabele Guimarães Ramos, adolescente morta pela amiga com um tiro na cabeça em um condomínio de luxo, em Cuiabá, em 2020, diz estar indignada após a Justiça soltar na última quarta-feira, dia 8 de junho, a jovem que atirou na filha. “Estou indignada, surpresa, aflita. Minha filha não foi morta com uma arma de gatilho simples, mas uma arma que teve que ser municiada, alimentada e carregada. A atiradora era perita nisso”, disse Patrícia Ramos, mãe de Isabele.

O caso aconteceu em 2020 e até hoje gera indignação aos telespectadores (Foto: Reprodução/ Tv Globo)

Por maioria, a 3ª Câmara Criminal do TJMT (Tribunal de Justiça de Mato Grosso) desclassificou a sentença anterior da jovem, que era de delito como homicídio doloso, quando há a intenção de matar. A classificação do crime foi mudada para homicídio culposo, quando não tem intenção de matar, mas há negligencia, imperícia ou imprudência, que pode levar a morte. O Ministério Público Estadual (MPE), pode recorrer da decisão.

A família de Isabele alegou que o pai da amiga que disparou havia pedido para a filha levar a arma para o andar de cima (Foto: Reprodução/ Facebook)

“Isabele foi morta sem qualquer chance de defesa. Desqualificar esse crime de doloso para culposo é inconcebível. Não vou me calar diante de tamanho absurdo”, falou Patrícia, desolada. A adolescente acusada foi solta com o alvará do juiz de primeira instância. Ela estava cumprindo pena de três anos no Lar Menina Moça, que fica no Complexo do Pomeri, na capital e ficou internada por 1 ano e 5 meses.


Leia também

Sua família pode morar na mansão da Madonna… por R$120 milhões - Reprodução Instagram

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Lourdes Maria é a primeira filha de Madonna, fruto do relacionamento com o ator e bailarino cubano Carlos Leon - Reprodução Instagram @carlitoleon

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

A cantora é mãe de seis filhos - Reprodução/Instagram

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Thais Fersoza e Michel Teló são pais de Melinda e Teodoro - Reprodução / Instagram @tatafersoza

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Reprodução/Instagram

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"