Eclipse solar formará “anel de fogo” ao redor da lua no dia 10 de junho

O fenômeno poderá ser visto totalmente no norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia

Resumo da Notícia

  • Eclipse solar formará "anel de fogo" ao redor da lua no dia 10 de junho
  • O fenômeno poderá ser visto totalmente no norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia
  • Outros países vão conseguir acompanhá-lo de forma parcial
  • No Brasil, só vamos conseguir acompanhar por meio de fotos

Se você ama observar o céu e as estrelas já pode ir se preparando! Na próxima quinta-feira, 10 de junho, vai acontecer um fenômeno raro: um eclipse anular, um tipo de eclipse solar  parcial que forma o que é chamado de “anel de fogo” no céu.

-Publicidade-

Mas afinal, qual a diferença desse para um eclipse solar comum? Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. Já no eclipse anular, a Lua está num ponto distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor, deixando as bordas do Sol aparecerem. Esse efeito faz com que uma espécie de “anel de fogo” apareça no céu.

Eclipse solar formará “anel de fogo” ao redor da lua no dia 10 de junho (Foto: reprodução 90Goals)

Essa vai ser a primeira vez que um eclipse anular acontece em 2021. Infelizmente, nós aqui do Brasil só vamos conseguir vê-lo por fotos na internet. O fenômeno só poderá ser visto totalmente no norte do Canadá, Rússia e da Groenlândia. Na costa leste dos Estados Unidos, em Montreal, no Canadá, e em Londres, por exemplo, o espetáculo pode ser observado de forma parcial, conforme explicado pela CNN.

O eclipse durará cerca de 3 minutos e 51 segundos, com início previsto para 5h12, no horário de Brasília. Caso você esteja em um desses países, especialistas recomendam que use óculos especiais para assistir o fenômeno, para evitar danos nos olhos.