Inspiração! Professora brasileira que criou projetos de inclusão para alunos surdos vira Barbie

Doani é professora da rede pública de São Paulo e completou o time de personalidades que a Mattel irá homenagear. Ela tem atualmente 14 mil inscritos no canal Sala8 do YouTube onde fala sobre educação bilíngue para surdos

Resumo da Notícia

  • Professora brasileira vira Barbie
  • Ela criou o projeto “educação bilíngue para surdos”
  • O canal no YouTube contabiliza mais de 14 mil pessoas
  • A mulher também foi indicada ao prêmio Nobel da educação

Doani Emanuela Bertan tem 49 anos, é professora de língua portuguesa da rede pública de São Paulo. Junto com mais 11 mulheres, foi escolhida para virar a boneca Barbie. Ela trabalha com projetos de inclusão e já foi uma das 10 finalistas do Nobel da educação em 2020 por esse feito. Completando o time das “Barbies” estão personalidades como a cozinheira italiana Sonia Peronaci e a Shonda Rhimes, roteirista e produtora de TV, incluindo Grey’s Anatomy.

-Publicidade-

A professora criou um canal no YouTube chamado Sala8, voltado para a educação bilíngue para surtos e em pouco mais de 3 anos, o conteúdo na plataforma atingiu a marca de 14 mil inscritos. Ela acreditava que o canal teria como expectadores, os alunos de campinas onde ela leciona, mas depois de perceber que foi a pioneira do assunto, entendeu a grandiosidade que aquele projeto teria. Mesmo a professora tendo começado o projeto pensando em alcançar um público-alvo, os vídeos dela são vistos por vários tipos de público.

Doani é a professora que virou Barbie
Doani é a professora que virou Barbie (Foto: Reprodução / Instagram @sala8doani)

“Ter essa boneca Barbie é a concretização de todos ensinamentos que tive ao longo da minha vida. Minha mãe sempre me criou para ser a mulher que eu quisesse ser. É como se fosse minha mãe dizendo ‘te falei que daria certo’. Agora, faz um ano que perdi minha mãe.” Disse a professora em uma entrevista para o portal UOL.

A Barbie completa a coleção de "pessoas-inspiração"
A Barbie completa a coleção de “pessoas-inspiração” (Foto: Reprodução / Mattel)

O perfil oficial da Barbie divulgou em suas redes o motivo da homenagem “Estamos homenageando 12 mulheres empreendedoras globais e modelos a seguir com um bonecas Barbie de diferentes tipos semelhantes a elas. Elas são lideranças nas respectivas indústrias de tecnologia, bem-estar, educação”. A coleção irá ser lançada no dia internacional da mulher. Após a homenagem que recebeu, a mulher foi convidada a completar a equipe da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo.