Instagram: ordem cronológica das postagens deve retornar em 2022

O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Adam Mosseri, durante audiência no Senado dos Estados Unidos

Resumo da Notícia

  • Instagram planeja voltar com a ordem cronológica
  • Desde 2016 a ordem do feed é controlada pelo algoritmo
  • A mudança deve trazer mais transparência e controle para os usuários

O Instagram  anunciou na última quarta-feira, dia 8 de dezembro, que planeja voltar com as publicações em ordem cronológica no feed dos usuários, ao invés da influência de um algoritmo. O comunicado foi feito pelo CEO da rede social, Adam Mosseri, durante uma audiência ao Senado dos Estados Unidos.

-Publicidade-

O CEO foi ao Congresso para dar explicações sobre os danos causados pelo Instagram aos jovens que usam o aplicativo. Quando questionado se acreditava que os usuários deveriam ter o direito de utilizar a rede social “sem serem manipulados por algoritmos”, o executivo concordou e disse que já estava trabalhando em uma solução para o embate.

O executivo comentou sobre o retorno da ordem cronológica das postagens
O executivo comentou sobre o retorno da ordem cronológica das postagens (Foto: Reuters/Elizabeth Frantz)

“Estamos trabalhando em uma versão de um feed cronológico que esperamos lançar no ano que vem”, afirmou o chefe da rede social, que desde a compra da empresa pelo Facebook em 2016 utiliza um algoritmo para decidir a ordem de exibição e relevância dos posts com base nas preferências do usuário.

Adam Mosseri disse ainda que o recurso está sendo discutido “há meses”, mas a empresa preferiu não compartilhar detalhes sobre como a função funcionaria e se valeria também para os stories.

Apesar da escassez de esclarecimentos sobre a nova função, o CEO do Instagram contou que a mudança traria “mais transparência”, “prestação de contas” e “mais controle” aos usuários.