Ivete sobre criar abelhas com a família em casa: “É inspirador estar aqui com as crianças”

A cantora tem passado boa parte do tempo com as abelhas

Resumo da Notícia

  • Ivete Sangalo começou a criar abelhas com a família
  • Abelha-uruçu não tem ferrão
  • Elas são criadas no norte da Bahia
  • Veja mais na matéria abaixo!

Ivete Sangalo, 48 anos, é casada com Daniel Cady e tem três filhos Marcelo, de 11 anos e as gêmeas Helena e Marina de 2. Ela e o marido têm passado muito tempo entre as abelhas-uruçu, para produzir mel natural. Elas são os novos membros da família e tem um canto para elas na casa de praia do casal no norte da Bahia. “Esse é um canto que é muito inspirador, pegar o violão e estar aqui com as crianças cantando, isso é uma forma de agradecer e a sensação do privilégio vem imediatamente.”, a cantora contou em entrevista ao Fantástico deste domingo, 31 de janeiro.

-Publicidade-

Ela fez vários vídeos no meio das abelhas e muitos seguidores comentaram sobre isso nas redes sociais: “As uruçus! Rainhas da polinização. Tão nobres, tão essenciais! Que poesia seu canto nessa imagem”, comentou a cantora Marcia Castro. “Ficou tão lindo esse vídeo” e “Que linda”, foram alguns dos mais de 2 mil comentários.

Ivete cria abelhas em casa (Foto: Reprodução/ Instagram)

Cristiano Menezes é pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e falou sobre as abelhas que estão cultivadas pela Ivete: “Trata-se da espécie de abelhas brasileiras sem ferrão, no caso específico da abelha que a Ivete estava trabalhando, era a uruçu nordestina que é uma abelha super mansa, ela não faz nada com a gente”.

Foi no meio do ano passado, que eles começaram a criar as abelhas, Daniel ganhou uma caixa de presente com abelhas dentro de um amigo e comenta: “Eu estava bem ansioso no começou da pandemia, e foi uma terapia isso aqui. As abelhas, as plantas”. Ele gostou tanto da atividade que fez dois cursos para se aprofundar no assunto e hoje da cuida de 50 colmeias.

Ivete cria abelhas em casa (Foto: Reprodução/ Instagram)

Na Bahia, a criação das abelhas sem ferrão já está popular. Além de Ivete, outras pessoas também fazem o próprio mel, a própolis e comidas com mel. E, além de poder comercializar o mel, elas também ajudam na polinização das flores. Você pode criar as abelhas sem ferrão em casa, sem permissão prévia desde que não as venda. Mas o pesquisador da Embrapa alerta que cada abelha é típica de uma região e que por isso, não podem ser criadas em outros lugares, por exemplo, a uruçu é típica do nordeste e não pode ser criada no sul ou norte. É preciso respeitar a fauna de cada lugar.