Publicado em 03/03/2023, às 06h54 - Atualizado às 08h05 por Redação Pais&Filhos
Durante a gravação do programa Altas Horas especial do Mês da Mulher, nos estúdios da TV Globo, que aconteceu esta semana, a atriz Klara Castanho, de 22 anos de idade, falou pela primeira vez sobre o estuproe a gravidez que se tornaram públicos, contra sua vontade, no ano passado.
A informação é da colunista Patrícia Kogut, do jornal O Globo. Segundo a jornalista, a artista fez um desabafo sobre o acontecimento após um período de recolhimento voluntário. “Depois que vim a público, de novo, de forma forçada, eu denunciei todos os crimes aos quais fui submetida. Todos, sem nenhuma exceção. E o que me resta neste momento, e ainda bem, é confiar na Justiça e eu confio muito. Não só na Justiça, mas numa Justiça maior”, afirma.
Klara compartilhou uma carta aberta no Instagram na noite do dia 25 de junho de 2022, em que afirmou ter sido estuprada e que teve o bebê e entregou para a adoção. Em um texto longo, ela desabafou sobre o caso.
A história começou a ser especulada depois que Antonia Fontenelle contou em uma live que “uma atriz global de 21 anos teria engravidado e doado a criança para adoção” e ainda acrescentou: “Ela não quis olhar para o rosto da criança”. Mesmo não revelando o nome de Klara, pelas descrições os seguidores fizeram a associação. Agora, a atriz se pronunciou nas redes sociais.
“Esse é o relato mais difícil da minha vida. Pensei que levaria essa dor e esse peso somente comigo. Sempre mantive a minha vida afetiva privada, assim, expô-la dessa maneira é algo que me apavora e remexe dores profundas e recentes. No entanto, não posso silenciar ao ver pessoas conspirando e criando versões sobre uma violência repulsiva e de um trauma que sofri”, começou.
Ela seguiu: “Fui estuprada. Relembrar esse episódio traz uma sensação de morte, porque algo morreu em mim. Não estava na minha cidade, não estava perto da minha família nem dos meus amigos”.
A atriz completou que não fez boletim de ocorrência e se sentiu muito culpada e envergonhada pelo ocorrido. Ela disse que pensou que ao fingir que não tinha acontecido ela poderia esquecer, mas não aconteceu e os traumas perseguiram ela.
“Meses depois, eu comecei a passar mal, ter mal-estar. Um médico sinalizou que poderia ser uma gastrite, uma hérnia estrangulada, um mioma. Fiz uma tomografia e, no meio dela, o exame foi interrompido às pressas. Fui informada que gerava um feto no meu útero. Sim, eu estava quase no término da gestação quando eu soube”, disse ao acrescentar que o ciclo menstrual estava normal, assim como o corpo.
Ela relembrou do momento da descoberta e falta de empatia do médico que a atendeu: “Esse profissional me obrigou a ouvir o coração da criança, disse que 50% do DNA eram meus e que eu seria obrigada a amá-lo. Essa foi mais uma da série de violências que aconteceram comigo”.
Segundo ela, o período em que soube da notícia e o parto durou apenas alguns dias e ela decidiu entregar o bebê para a adoção. “No dia em que a criança nasceu, eu, ainda anestesiada do pós-parto, fui abordada por uma enfermeira que estava na sala de cirurgia. Ela fez perguntas e ameaçou: ‘Imagina se tal colunista descobre essa história'”, relembrou.
Ela ainda finalizou: “Minha história se tornar pública não foi um desejo meu, mas espero que, ao menos, tudo o que me aconteceu sirva para que mulheres e meninas não se sintam culpadas ou envergonhadas pelas violências que elas sofrem […] Eu vou tentar me reconstruir, e conto com a compreensão de vocês para me ajudar a manter a privacidade que o momento exige”. Nos comentários, os seguidores mostraram solidariedade à atriz.
A atriz entrou na Justiça contra todos os envolvidos. Ano passado, entrou com uma ação contra o jornalista Léo Dias e as youtubers Antonia Fontenelle e Adriana Kappaz por crimes de calúnia, difamação e injúria. E também acionou o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), alegando que foi abordada, na sala de cirurgia de um hospital, por uma enfermeira que ameaçou vazar a informação de que ela havia tido um filho. A investigação foi arquivada em janeiro deste ano.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Junior diz que marca hora para ter relações sexuais e explica o motivo
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Criança
Menino de 2 anos se apaixona por animal peculiar e vídeo faz sucesso nas redes sociais
Criança
Dia do cabelo maluco: mãe viraliza ao fazer penteado inspirado em um desenho infantil