Mãe também tem RG: a importância de reencontrar sua identidade depois dos filhos

A Pais&Filhos em parceria com a Mynd fez uma Live com Fefa Alfano e Cynthia Luz para falar sobre o tema

Resumo da Notícia

  • A Pais&Filhos em parceria com a Mynd fez a Live “Mãe também tem RG”
  • A ideia era falar sobre a importância da mulher buscar a identidade após o nascimento dos filhos
  • O papo aconteceu entre Fefa Alfano, mãe de Rafael e Felipe, e Cynthia Luz, mãe de Helena

Nesta quarta-feira, 16 de fevereiro, a Pais&Filhos em parceria com a Mynd fez a Live “Mãe também tem RG”, para falar sobre a importância da mulher buscar a identidade após o nascimento dos filhos. Para dar gás a esse assunto, Andressa Simonini, editora-executiva da revista, mediou o papo entre Fefa Alfano, influenciadora e criadora de conteúdo para o portal Promovida a mãe (@promovidaamae), mãe de Rafael e Felipe e Cynthia Luz, cantora e compositora, mãe de Helena.

-Publicidade-

Logo no início da Live, Fefa contou que teve depressão pós-parto, mas ela disse que só se deu conta depois da chegada do segundo filho. “Tive meu primeiro filho de forma muito intensa, era um misto de sentimentos. Ser mãe era o que eu mais queria na vida. Mas eu nunca tinha me sentido tão triste e cansada. Eu não reconhecia que eu precisava de ajuda”, lembrou. No entanto, foi depois de reconhecer o problema, que ela entendeu a importância de tirar um tempo para si.

“No meu primeiro filho, eu esqueci completamente de mim. Você não se reconhece. Eu era muito vaidosa, e foi um choque”, contou a influenciadora. No entanto, ela percebeu que tirar um tempo para si mesma era fundamental para toda a família. “Se você lembra de você e faz coisas por você, isso reflete na sua família inteira”, completou.

A importância de reencontrar sua identidade depois dos filhos
A importância de reencontrar sua identidade depois dos filhos (Foto: Getty Images)

De acordo com Fefa, desde que os filhos entraram na vida dela, além de mais completa, ela se sentiu uma pessoa menos ansiosa, mais forte e segura. “É uma coisa que eu não tinha antes, e fez muito mais sentido”, contou. “Eu só lembrei que tinha um RG na primeira viagem que fiz com meu marido, sem os meus filhos e me diverti muito. Eu pensei, ‘caraca estou viva!’. As crianças ficaram super bem cuidadas com os meus pais e deu tudo certo”, concluiu.

Durante a conversa, Cynthia Luz falou sobre o início da maternidade. “Eu cheguei nessa coisa de mãe de primeira viagem muito nervosa, e meu marido foi essencial, porque foi super parceiro e me trouxe uma tranquilidade muito grande”, lembrou. Mas a cantora, mãe de uma bebê de quatro meses, disse que não foi fácil: “Eu senti que realmente não ia dar conta. Eu achei que era mãe da Helena e mais nada. Em nenhum momento desisti, mas com certeza me deixei largar”.

Fefa Alfano e Cynthia Luz falam sobre o autocuidado na maternidade (Foto: Getty Images)

A cantora reforçou que com o passar dos dias, ela foi lembrando que mãe também é gente e passou a tirar um tempo para si mesma. Ela disse que está em uma nova fase com a bebê e falou sobre o momento de volta ao trabalho e a adaptação da filha. “Quando eu consigo parar e trabalhar, me divirto e sinto que estou tirando um tempo para mim”, acrescentou. Mas para ela, a sensação de culpa é muito forte. No entanto, ela avalia que faz parte do maternar e de entender os processos.

Apesar de tudo, ela disse estar muito feliz: “Depois da minha filha, eu passei a ter uma vontade muito grande de viver e de valorizar o tempo e as pequenas coisas da minha vida. Hoje, eu valorizo muito mais o colo da minha mãe”, completou.

Tanto Fefa, quanto Cynthia, reforçaram a importância de se reconectar como casal depois da chegada dos filhos. Veja a Live completa aqui.