Maio Amarelo alerta para segurança no trânsito: veja como proteger o seu filho de acidentes

Os acidentes de trânsito são a principal causa de mortes entre crianças de 1 a 14 anos ao redor do mundo inteiro. Neste mês, a campanha de conscientização de segurança reforça a importância de transportar o seu filho da maneira correta em automóveis

Resumo da Notícia

  • Maio é o mês de alerta para acidentes de trânsito e como prevenir que eles aconteçam
  • É superimportante a escolha da cadeirinha certa
  • Os acidentes de trânsito ainda são a principal causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos

O transporte correto de crianças em automóveis faz toda a diferença quando o assunto é segurança. Principal causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos, acidentes de trânsito tiram a vida de 3.300 meninos e meninas por ano e internam em estado grave outras 112 mil crianças, segundo dados fornecidos pela ONG Criança Segura. Os dados são alarmantes e reforçam a necessidade de tomar os devidos cuidados para evitar problemas.

-Publicidade-

Neste mês, o movimento Maio Amarelo reforça a importância de conscientizar sobre a segurança no trânsito em todo o mundo. A ação nasceu em 11 de maio de 2011, quando a ONU instituiu de 2011 a 2020 a Década de Ação para Segurança no Trânsito, logo após a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrar em 2009 mais de 1,3 milhão de mortes causadas por acidentes em 178 países.

Crianças fazem parte do grupo mais suscetível a sofrer acidentes de trânsito por serem mais frágeis, terem estatura pequena e campo de visão estreito, além de não conseguirem calcular com precisão a distância, velocidade e tempo que um automóvel está delas – e entender que esses incidentes podem (e devem!) ser evitados é o primeiro passo a se tomar. Pensando na prevenção, a campanha 2021 do Maio Amarelo tem como tema “Perceba o risco, proteja a vida”.

O movimento Maio Amarelo alerta para acidentes de trânsito e a necessidade de prevenção (Foto: Shutterstock)

Existem diversas maneiras de proteger vidas e prevenir acidentes: ao atravessar a rua, dê o exemplo e mostre a maneira correta para passar para o outro lado; incentive o uso de equipamentos de proteção quando seu filho estiver praticando um esporte como andar de bicicleta ou de skate; além é claro, de respeitar a sinalização de trânsito. Agora, quando o assunto é transportar crianças em um automóvel, é necessário tomar cuidados a mais:

  • Sempre utilize uma cadeira auto adequada ao grupo de peso da criança em todo passeio de carro – mesmo se a distância a ser percorrida for curta;
  • A cadeira auto precisa ter o selo do Inmetro que garante a certificação de acordo com as normas brasileiras;
  • Use o manual de instruções da cadeirinha e veja como ele funciona
  • O cinto de segurança é obrigatório, mas é projetado para pessoas com 1,45m de altura. Fique atento à altura do seu filho

De olho na cadeirinha

Em abril de 2021, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por alterações e validou que a cadeirinha é obrigatória para transportar crianças de até 10 anos de idade, ou que ainda não tenham atingido 1,45 metro de altura, de acordo com o Art. 64 da Lei nº 14.071/2020.

Sabendo dessas informações, o próximo passo é escolher o modelo certo de cadeirinha para proteger o seu filho quando a família estiver fazendo um passeio, uma viagem ou mesmo em uma ida rápida até o mercado para voltar logo para casa. A SEAT4FIX, desenvolvida pela Chicco, é uma cadeira para automóveis quatro em um e oferece mais de 10 anos de segurança, qualidade e conforto.

Usar a cadeirinha pode salvar a vida do seu filho no trânsito (Foto: Divulgação)

Pensando em praticidade, a SEAT4FIX cresce com a criança e pode ser usada desde o nascimento até os 12 anos de idade, aproximadamente (36kg/1,45m), momento em que é possível começar a realmente usar o banco do carro.

A SEAT4FIX, desenvolvida pela Chicco, é uma cadeira para automóveis quatro em um (Foto: Divulgação)

Ela possui encosto de cabeça e cinto de segurança integrados, o que permite o ajuste conforme o desenvolvimento do seu filho e um mini redutor removível, que garante a postura adequada para tórax e cabeça. O produto está disponível nas principais multimarcas do Brasil e pode ser encontrado a partir de R$ 3199,00.

O manual da SEATFIX possui um manual de fácil entendimento para a instalação perfeita (Foto: Divulgação)

Também pensando em facilitar a vida dos pais, as cadeirinhas SEATFIX, da Chicco, têm o fit-kit: uma explicação de fácil leitura no produto com orientações de como usar a cadeirinha em cada etapa da vida da criança, proporcionando um encaixe perfeito.