Meteoro de meia tonelada explode em pleno Ano Novo nos Estados Unidos da América

De acordo com a Nasa, a energia gerada pela explosão do meteoro era equivalente à 30 toneladas de TNT

Resumo da Notícia

  • Um meteoro explodiu em pleno Ano Novo, na cidade de Pittsburgh, localizado nos Estados Unidos
  • Alguns moradores afirmaram que suas casas "balançarem"
  • A Nasa afirmou que a força da explosão equivale à 30 toneladas de TNT

Imagina o susto! O ano de 2022 mal começou e o universo enviou na manhã do último sábado, dia 1º, um meteoro que explodiu na atmosfera perto da cidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. A explosão assustou moradores e gerou, de acordo com a Nasa, uma força equivalente a 30 toneladas de TNT.

-Publicidade-

De acordo com Heather Lin Ishler, uma das moradoras que sentiu o impacto do meteoro, o fenômeno foi tão forte que chegou a sentir a cama tremendo. “A sensação me lembrou fogos de artifício”, relembrou ela, que reside no bairro de Dormont, ao sul do centro da cidade, para entrevista exclusiva ao The New York Times. Para a norte-americana, era possível sentir “um estrondo no peito” caso se aproximasse muito da área.

Imagem do fenômeno cedida pela Nasa
Imagem do fenômeno cedida pela Nasa (Foto; Reprodução Facebook Nasa Meteor Watch)

Além dela, outras pessoas também sentiram a explosão do meteoro, sendo que muitas decidiram ligar para o escritório local do Serviço Meteorológico Nacional dos EUA. Segundo as testemunhas, elas escutaram “um som muito alto, mas não viram nada”. Algumas alegaram que suas casas “balançaram”.

Entretanto, a confirmação do fenômeno envolvendo um meteoro só foi divulgado no Twitter do Serviço Meteorológico Nacional. “A forte explosão ouvida em Pittsburgh mais cedo pode ter sido uma explosão de meteoro”, comentou a agência.

A equipe ainda divulgou na rede social a imagem do meteoro explodindo na atmosfera. No registro, é possível ver um grande flash acima da cidade, detectado pelo satélite meteorológico GOES-16.