Norovírus tem aumento de casos em Salvador após análises

O norovírus é um tipo de vírus com alta capacidade infecciosa e de resistência e foi encontrado em análises na Bahia. Das 35 amostras do laboratório, ao menos 15 testaram positivo

Resumo da Notícia

  • Novas análises em Salvador mostraram um aumento de casos de infecção pelo norovírus
  • O norovírus é um tipo de vírus com alta capacidade infecciosa e de resistência
  • Das 35 amostras do laboratório, ao menos 15 testaram positivo

Novas análises em Salvador mostraram um aumento de casos de infecção pelo norovírus. As pesquisas foram feitas pelo laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre o final do mês de abril e esta primeira semana de maio, das 35 amostras do laboratório, ao menos 15 testaram positivo.

-Publicidade-

O norovírus é um tipo de vírus com alta capacidade infecciosa e de resistência. Ele provoca sintomas como diarréia, vômitos, febre alta, dores no corpo e no estômago. Esses sintomas podem durar de um a três dias e surgem de 24h a 48h após a infecção. A infecção por norovírus acontece após ingestão de água e alimentos contaminados ou através do contato entre pessoas infectadas. É possível transmitir o vírus para outras pessoas até dois dias após o desaparecimento dos sintomas.

Análises mostram aumento do norovírus em Salvador
Análises mostram aumento do norovírus em Salvador (Foto: Freepik)

Segundo o virologista do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, Gúbio Soares, ao portal do G1, esse vírus não é comum: “Isso chama atenção porque ele não é um vírus comum de aparecer, nem que está sempre presente na população. Quando ele aparece a tendência é aumentar e causar um grande surto”, detalhou o especialista.

O pesquisador explicou ainda que para controlar o avanço das viroses e em especial do norovirus, é preciso adotar alguns cuidados. “As festas voltaram, assim como as aglomerações e uma pessoa contaminada vai contaminar várias pessoas porque a saliva e a mão contaminada vai passar para outra pessoa. Evite contato com pessoas que estão vomitando, com diarréia, lave as mãos, use água sanitária no local do vômito, use máscara quando cuidar dessas pessoas porque ele passa através do aparelho respiratório também”.