Família

Picada de inseto: tire suas dúvidas e saiba como proteger seu filho

Alguns cuidados são necessários, mas não é preciso se preocupar - Reprodução
Reprodução

Publicado em 16/01/2021, às 10h22 - Atualizado em 08/02/2021, às 18h19 por Redação Pais&Filhos


Recebo fotos de crianças com bolinhas vermelhas pelo corpo quase todos os dias; certamente estamos em um momento recorde de infestação por mosquitos. Felizmente os mosquitos dos dias de hoje não estão transmitindo doenças graves como dengue ou febre amarela, pelo menos na maioria dos casos.

Por outro lado, as picadas de inseto podem provocar alergia, que costuma causar algum desconforto, como coceira e irritabilidade. No entanto, como pediatra, sugiro que os pais não “blindem” totalmente os filhos, pois a exposição aos mosquitos ao longo da infância é importante para que o organismo seja sensibilizado lentamente.

Este mecanismo faz com que as crianças cresçam e fiquem mais “tolerantes” às picadas na vida adulta. Na maioria das crianças as picadas de inseto causam coceira, que pode ser localizada ou espalhada pelo corpo. Geralmente tratamento é desnecessário e restringe-se ao controle da coceira, com cremes ou remédios antialérgicos por via oral.

Além disso os pais devem manter as unhas dos seus filhos bem aparadas, para que não machuquem a pele ao coçar, com risco de infecção secundária por bactérias. Por outro lado, as reações mais graves às picadas de inseto, como o choque anafilático, são muito raras e estão associadas às picadas de abelhas, vespas ou marimbondos.

Alguns sintomas indicativos são rouquidão e falta de ar, minutos depois de uma picada por algum destes insetos. Nestes casos recomendo que os pais contatem o pediatra e procurem um serviço de urgência o mais rápido possível.

É preciso dar antialérgico depois da picada? Minha filha fica toda vermelha quando toma uma.

Mileide Pena , mãe de Clara

Geralmente o uso de antialérgicos (também chamados de antihistamínicos) não é necessário depois de picadas de insetos como mosquitos ou pulgas, exceto no caso de coceira de forte intensidade. A vermelhidão sem coceira não requer o uso de medicamentos, uma vez que dura poucos dias e não traz consequências para o organismo das crianças. Apenas acompanhe como o quadro se desenrola.

Meu filho sempre fica inchado e com caroços enormes após ter contato com algum inseto, mesmo usando repelente. Existe algum tratamento ou medicamento para evitar isso?

Danielle Werner, mãe de Henrique

Não há tratamento específico. Os “caroços”, que são causados por uma reação alérgica localizada à proteína dos insetos, costumam ser mais “feios” do que problemáticos. Ou seja, não trazem danos à pele, que fica totalmente normal em poucos dias. A prevenção com uso de telas para as janelas, mosquiteiros e repelentes específicos para crianças pode ajudar.

Algum inseto picou meu filho e tratamos com antialérgico, anti-inflamatório e analgésico indicados pela pediatra. Mas tem alguma forma de prevenir a reação?

Marcio Costa, pai de Heloísa e Bernardo

Os antialérgicos por via oral aliviam a coceira causada pela reação alérgica. Os analgésicos e anti-inflamatórios costumam ser utilizados nos casos de dor associada à picada. No entanto, não dispomos de um tratamento preventivo eficaz para a reação alérgica. A única medida é a administração precoce.


Leia também

Anderson Leonardo, do Molejo, faleceu aos 51 anos de idade - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos de câncer

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Mãe e filha - (Foto: Reprodução/Freepik)

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho