Família

Precisa virar hábito: a importância da limpeza e hidratação nasal para a saúde do seu filho

O inverno está chegando e as doenças respiratórias também – saiba como garantir a saúde de toda a família

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

E lá vem de novo a época mais fria do ano: o inverno. É hora de tirar os casacos e luvas dos armários e voltar a usar toda noite os cobertores e edredons mais pesados. Apesar de existir a parte boa – que é poder tomar chocolate quente e juntar a família inteira para ver filme no sofá, o inverno é a estação mais seca do ano, na qual diminuem a umidade relativa do ar e a ocorrência de chuvas. É nessa época que as doenças respiratórias, principalmente as transmitidas por vírus, chegam com tudo.

Já se perguntou o porquê disso acontecer? Nesse período, as pessoas costumam se aglomerar em espaços fechados, facilitando a propagação de vírus e bactérias que podem provocar gripe e resfriados, já que quanto mais gente doente, mais eles circulam.

Mas não precisa se assustar: as doenças típicas do tempo frio e seco podem ser prevenidas. De acordo com a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), filha de Manuel e Maria Lucia, é possível, sim, manter sua família bem longe das doenças comuns desta época do ano. Uma ótima forma de prevenção é a limpeza e a hidratação diária do nariz. “A limpeza remove as impurezas do nariz, enquanto a hidratação umidifica a mucosa. A solução fisiológica remove os agentes infecciosos que entram pelas narinas e diminui o tempo de contato dos agressores com a mucosa nasal”. E mais do que isso: o hábito de limpar e hidratar o nariz diariamente melhora os mecanismos de defesa do nosso organismo e diminui as infecções e crises de alergia.

 Recomenda-se fazer a limpeza nasal com solução fisiológica duas ou três vezes por dia, para eliminar as impurezas que eventualmente estejam na cavidade do nariz estimulando a mucosa. Esse cuidado não tem contraindicação e não vicia. Para complementar a limpeza, a hidratação nasal diária mantém a mucosa hidratada por mais tempo auxiliando o bom funcionamento do nariz

 De olho nas crianças

As crianças merecem ainda mais atenção. Segundo a médica, elas chegam a ter de 8 a 11 infecções respiratórias por ano. Isso significa que, praticamente todo mês, seu filho pode ter uma doença. “As crianças são as mais afetadas pelas doenças de inverno, principalmente porque o sistema imunológico delas ainda não está totalmente formado até os 4 ou 5 anos de idade”, explica.

Por isso, os cuidados com o seu filho precisam ser redobrados. Se forem recém-nascidos ou bebês de até 1 ano, a atenção tem que ser maior ainda, já que eles ainda são muito frágeis e estão expostos a doenças com as quais não tinham contato enquanto estavam no útero da mãe.

A especialista recomenda que você faça a limpeza do nariz de seu filho ao menos duas vezes por dia, mesmo que ele não apresente nenhum sintoma: de manhã antes de ir para a escola e à noite antes do banho. Quando a criança estiver doente, a lavagem pode ser feita até seis vezes no dia. “Manter o hábito de lavar o nariz das crianças, mesmo depois de crescidas, ajuda a prevenir doenças respiratórias, já que elas passam muito tempo na escola em contato direto uma com a outra”, completa a médica.

Solução que funciona

Aliada à limpeza, a hidratação nasal, realizada com solução salina em gel, umidifica a mucosa do nariz por mais tempo, e faz com que o ar chegue sem impurezas, mais quente e mais úmido ao pulmão.

Para melhorar ainda mais a prevenção e o tratamento de doenças típicas do inverno, a Libbs Farmacêutica tem uma linha completa para os hábitos de limpeza e hidratação do Ciclo da Saúde Nasal, com produtos para cuidados respiratórios e tratamento contínuo.

A linha oferece produtos para todas as idades da família, inclusive para crianças e bebês. O Salsep Jet Kids® é eficaz para uma limpeza mais profunda, com uma solução salina em jato contínuo, possui o bico fixo ao frasco o que promove mais segurança para as crianças, e o Salsep 360® foi desenvolvido especialmente para a limpeza nasal suave em recém-nascidos e crianças até 4 anos.  O produto tem uma válvula exclusiva que permite a aplicação em qualquer posição, inclusive invertida, e libera a quantidade adequada sem provocar sensação de afogamento no seu filho.

Além desses diferenciais, os produtos da Libbs são os únicos que oferecem etiqueta ou espaço nos rótulos e caixas para marcar o seu nome ou do seu filho. Esse cuidado é para que o uso fique individualizado e, assim, mais higiênico. Os cuidados para o nariz devem ser iguais ao hábito de escovar os dentes: cada um tem a sua escova e todo dia é dia!

Conheça outros produtos que não podem faltar na sua casa

Salsep® e Salsep 360®: indicado para a prevenção e combate de resfriados e gripes. Para uma limpeza mais suave, a solução salina em spray é ideal.

Salsep e Salsep 360 (Foto: Divulgação/Libbs)

Salsep e Salsep 360 (Foto: Divulgação/Libbs)

Salsep Jet® e Salsep Jet Kids®: o jato contínuo do produto faz uma lavagem profunda, arrastando e removendo os vírus, bactérias e impurezas do nariz. São os únicos no mercado com frasco anatômico e versão econômica de 200mL.

Salsep Jet e Salsep Jet Kids (Foto: Divulgação/Libbs)

Salsep Jet e Salsep Jet Kids (Foto: Divulgação/Libbs)

Maxidrate®: hidratante nasal em gel, indicado para hidratar o nariz quando houver sensação de ressecamento, muito comum quando estamos expostos ao ar condicionado. A composição em forma de gel mantém a mucosa hidratada por mais tempo.

Maxidrate (Foto: Divulgação/Libbs)

Maxidrate (Foto: Divulgação/Libbs)

Leia também

9 dicas para evitar as doenças de inverno

O frio chegou: faz toda a diferença limpar e hidratar o nariz do seu filho

Gripe e resfriado: aprenda a diferenciar

Populares