Prédio ecológico em Taiwan promete filtrar 130 toneladas de poluição do ar por ano

Idealizado pelo arquiteto belga Vicente Callebaut, o edifício Tao Zhu Yin Yuan tem como missão estar perto da emissão zero de carbono e deve ser inaugurado ainda em 2021

Resumo da Notícia

  • Um prédio que está sendo construído em Taiwan promete filtrar 130 toneladas de poluição do ar por ano
  • O projeto é liderado pelo arquiteto Vicente Callebaut e tem como missão chegar perto de zero emissão de carbono
  • O Tao Zhu Yin Yuan contará com 23 mil árvores plantadas

A preocupação com o meio ambiente não é um assunto de hoje – faz muito tempo que o assunto está em pauta e medidas vêm sendo tomadas para fazer a diferença. Em Taiwan, uma das soluções encontradas para melhorar a poluição foi construir um prédio tem um sistema de filtro e, assim, purifica o ar.

-Publicidade-

O prédio tem um formato espiral e conta com 23 mil árvores plantadas plantadas dentro dele e em seus arredores, além de contar jardins suspensos e até uma cachoeira. O projeto visa conseguir eliminar, por ano, até 130 toneladas de dióxido de carbono do ar. Ele deve ser inaugurado ainda em 2021 em Taipei, capital de Taiwan, e leva o nome do arquiteto belga Vicente Callebaut como responsável pela criação do prédio.

“O projeto leva em conta as mudanças climáticas e o aquecimento global. É inspirado na filosofia de Fan Li, que vê o mundo com uma comunidade: qualquer mudança que traga benefícios, portanto, não se limita ao local onde ocorre, mas diz respeito ao mundo todo”, explica Callebaut.

-Publicidade-
Prédio ecológico em Taiwan terá 23 mil árvores (Foto: Reprodução Design boom)

Nomeado como Tao Zhu Yin Yuan, uma de suas missões é estar perto da emissão zero de carbono. Ele está sendo construído desde 2016 por uma equipe extensa de engenheiros, arquitetos, designers de interiores e paisagistas, todos pensando em unir as torres para ter um melhor aproveitamento de luz solar, vento e outras características.

O prédio é autossuficiente em energia e tem toda a sua iluminação garantida por causa do formato da construção (helicoidal, ou seja, em forma de hélice). Ele também torna o edifício anti-terremotos. Além disso, a construção conta com painéis fotovoltaicos, que fornecem energia para os elevadores e ventilação.