Surto inédito de hepatite preocupa autoridades de saúde: “Casos vão ser investigados”

Já são mais de 50 casos registrados com crianças menores de 10 anos contaminadas por Hepatite no Reino Unido. Onze delas já foi hospitalizada na região

Resumo da Notícia

  • Uma onda de hepatite tomou conta das crianças no Reino Unido e Escócia, as nações estão em alerta
  • Até o momento, 60 crianças com menos de dez anos foram contaminadas no Reino Unido
  • É relatado que a quantidade de casos é incomum, devido ao curto período de tempo da disseminação do vírus

Uma onda misteriosa de casos de hepatite em crianças no Reino Unido vem preocupando os pais, colocando eles em estado de alerta. Os profissionais da saúde ainda não sabem o motivo do que levou as crianças a serem atingidas pela hepatite (doença inflamatória do fígado).

-Publicidade-

Segundo informações dadas ao jornal britânico “Daily Mail”, até o momento foram contabilizados 60 casos no país e as crianças infectadas tem em sua maioria, menos de 10 anos. Fora essa investigação, outra também está em andamento na Escócia pelo mesmo motivo. Cerca de 11 jovens desencadearam a doença e lá, os pacientes que foram hospitalizados tem entre um e cinco anos.

Os tipos de hepatite A até E são as mais comuns de infecções virais que causam a doença, mas nenhuma delas foi detectada nos casos. A diretora de infecções clínicas e emergentes da Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, Meera Chand, disse que as “investigações para uma ampla gama de causas potenciais estão em andamento, incluindo possíveis ligações a doenças infecciosas”.

Os casos de Hepatite estão sendo investigados no Reino Unido e na Escócia
Os casos de Hepatite estão sendo investigados no Reino Unido e na Escócia (Foto: Getty Images)

“Estamos trabalhando com parceiros para aumentar a conscientização entre os profissionais de saúde, para que quaisquer outras crianças que possam ser afetadas possam ser identificadas precocemente e os testes apropriados realizados” falou Maara. O coronavirus está sendo considerado como uma possível causa também. Mas não tem ligação com a vacinação pois as crianças mais afetadas são muito novas para tomarem a vacina.

Meera também falou que os pais estão sendo lembrados de estarem cientes de sintomas como icterícia e entrar em contato com um profissional da saúde assim que perceberem anormalidades nos filhos.

A hepatite geralmente não apresenta sintomas perceptíveis, mas alguns sinais como urina escura, fedes mais claras, amarelecimento dos olhos e da pele coceira na pele e pode acontecer da pessoa infectada ter dores musculares e articulares, cansaço e febre. Quando a hepatite é transmitida por um vírus, ela pode ter sido causada pelo consumo de alimentos e bebidas contaminados com fezes de pessoa infectada, por meio do sangue ou relações sexuais.

Hepatite na Escócia

Os chefes de saúde disseram que o número de casos está incomum, por uma grande quantidade de pessoas infectadas em um período curto de tempo com a disseminação geografia da doença. Ainda não há causas claras para os casos detectados em 5 cidades do país.

Desde o mês de março, já são onze casos hospitalizados. A média no país de contaminação por hepatite A a E são de oito casos. O diretor de saúde pública do país, Nicholas Phin, disse que as investigações ainda estão em estágio inicial.

A maioria das crianças registradas com hepatite tem menos de 10 anos
A maioria das crianças registradas com hepatite tem menos de 10 anos (Foto: Getty Images)

“Se você tem um filho que mostra sinais de icterícia, onde a pele tem uma coloração amarela e é mais facilmente vista no branco dos olhos, os pais devem entrar em contato com seu médico ou outro profissional de saúde. Continuamos a investigar esses casos e forneceremos mais atualizações à medida que estiverem disponíveis” disse o homem.