Ursa com artrose ganha cadeira especial para fazer fisioterapia

Miza está no santuário de animais desde 2019 e continua com o tratamento para se curar da doença

Resumo da Notícia

  • Mizar tem artrose severa
  • Ela passa por fisioterapia para tratar o problema
  • Ganhou uma cadeira especial para ajudá-la no processo

Mizar é uma ursa-parda que está passando por uma difícil fase da vida, em que tem que tratar de uma artrose. Ela ganhou uma espécie de cadeira de rodas para facilitar a fisioterapia que faz. O tratamento é feito para diminuir as fores dela, que não consegue mais ficar em pé sem ajuda.

-Publicidade-
Mizar foi diagnosticada com uma artrose severa (Foto: Reprodução / G1)

A cadeira também ajuda no tratamento da coluna, pois diminui o esforço que ela precisa para andar e manter os músculos da perna em exercício. Mizar era um animal de circo e foi resgatado, vivendo hoje em um santuário em Joanópolis, em São Paulo. “Devido a ter vivido anos e anos em uma carreta no nordeste, em um ambiente inapropriado, isso contribuiu para desenvolver a artrose severa que hoje ela tem. Tudo que é de ruim na coluna ela tem”, explica Marcos Pompeo, gestor do santuário.

Mizar chegou no local em 2019 e passou por um raio-x que revelou que ela tem uma artrose grave e bico-de-papagaio. “Ela veio perdendo a mobilidade das patas da frente. Nós entramos com todo tipo de medicamento para reverter, mas não foi possível. Agora ela faz acupuntura e outros tratamentos para tentar oferecer a melhor qualidade de vida pra ela,” explica o gestor do santuário.