Gravidez

Corrimento clara de ovo é normal? Saiba o que essa secreção tem a ver com gravidez

O muco clara de ovo nada mais é do que o muco do período fértil da mulher - Pexels
Pexels

Publicado em 24/04/2023, às 10h08 - Atualizado às 10h22 por Redação Pais&Filhos


O corrimento vaginal é uma preocupação comum entre as mulheres, já que pode ser um indicativo do que está acontecendo no seu corpo, de acordo com as variações de aspecto, odor, coloração, espessura e quantidade. Saber identificar o que a secreção está “querendo te dizer” pode ajudar a entender melhor quando as coisas estão (ou não) em ordem internamente.

Entre os tipos de corrimento, um dos mais comuns é aquele com aparência de clara de ovo. Se você já se deparou com essa situação e ficou em dúvida se ele pode estar relacionado à gravidez, ovulação ou até mesmo algo que precise de ajuda médica, fique tranquila, pois vamos desvendar o que essa secreção pode indicar sobre a sua saúde íntima.

O que é o ‘corrimento clara de ovo’?

Em primeiro lugar, é importante entendermos que, na verdade, a secreção vaginal tipo clara de ovo não é um corrimento, que em geral é patológico e precisa de tratamento. Sendo assim, a forma mais adequada de chamarmos este fenômeno popularmente é “muco clara de ovo” e, na medicina, “muco cervical do período fértil” – pois ele não está associado a um problema de saúde, e sim a uma etapa do ciclo da fertilidade da mulher.

O muco clara de ovo nada mais é do que o muco do período fértil da mulher (Foto: Pexels)

De acordo com a Dra. Elis Nogueira de Fávero, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Associação Médica Brasileira, diferentemente do muco branco, mais comum durante o ciclo menstrual, o “muco clara de ovo” também é completamente normal e muito comum em todas as mulheres que ainda menstruam. “Ele é fruto de uma alteração hormonal importante do ciclo menstrual, e o seu fluxo se inicia normalmente no primeiro dia do período fértil, o dia da ovulação, quando ele também ocorre geralmente em maior quantidade”, explica.

Por esse motivo, o muco costuma ser transparente e elástico, lembrando uma clara de ovo crua. Isso é um dos  indicativos da boa saúde reprodutiva da mulher, em especial quanto ao ciclo menstrual.

Essa secreção pode estar relacionada à gravidez?

Em geral, de acordo com Elis, a secreção não está relacionada à gravidez e sim à fertilidade, o que indica que o corpo da mulher está pronto para uma gestação, uma vez que ele desempenha um papel importante na mobilidade e até mesmo na sobrevivência dos espermatozoides.

Plano de fundo rosa com elementos relacionados a fertilidade e gravidez
O corrimento clara de ovo demonstra que o organismo está apto à gravidez naquele momento (Foto: Pexels)

A Dra. Márcia Mendonça Carneiro, professora titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), esclarece que mesmo durante a gravidez, esse tipo de corrimento não é encontrado. “A presença de corrimento em grávidas demanda atenção médica imediata em vista da possibilidade de doenças que podem resultar em complicações como o parto prematuro. Obviamente que a vagina não fica “seca” durante a gravidez. Neste período a secreção vaginal fisiológica é escassa esbranquiçada sem odores nem outros sintomas”.

Quando o corrimento é um alerta para procurar ajuda?

As especialistas indicam que sempre que a mulher tiver um corrimento com cheiro desagradável, cor diferente, apresentar dor, coceira ou irritação na região intima, ela deve procurar um ginecologista para identificar e tratar as causas dessa possível infecção.

A Dra. Elis explica que o muco só deixará de ocorrer nos casos em que a mulher não for mais fértil ou quando fizer uso de contraceptivos hormonais (implantes, pílulas ou “DIU” hormonal) que inibem a ovulação.

Médica ginecologista em uma consulta com uma paciente
É importante a mulher procurar um ginecologista quando ela sentir que algo não está certo com a saúde íntima (Foto: Pexels)

A especialista afirma que é importante notar qualquer alteração muito significativa na secreção, comparada ao que a mulher sempre teve. “Qualquer alteração, principalmente em sua cor e cheiro, são indicativos importantes de um possível problema que necessita de rápido tratamento, como, por exemplo, infecções fúngicas ou bacterianas e feridas ou lesões de qualquer natureza. Corrimentos marrom, amarelo-esverdeado, purulento ou com odor desagradável são claros sinais de alerta”, indica.

Cuidados com a higiene são fundamentais para a saúde íntima e para evitar esse tipo de infecções. “Alguns hábitos como  uso de roupas justas e sintéticas por exemplo também podem afetar a saúde íntima ao irritar a região ou interferir na ventilação, levando a alterações do pH (nível de acidez) local e propiciar o desenvolvimento de infecções e processos inflamatórios”, aponta a Dra. Márcia.

A especialista indica algumas formas de evitar corrimentosindesejáveis baseadas em evidências científicas para orientar as mulheres.

  • Secar a região é fundamental para não aumentar a proliferação bacteriana, fúngica e viral;
  • É recomendável o uso de roupas íntimas naturais (não sintéticas) que favoreçam a ventilação local;
  • A depilação da área genital pode ser feita, uma vez que o excesso de pelos pode contribuir para o acúmulo de resíduos e secreções, mas a frequência deve ser a menor possível.

Veja também: ASMR com som de nostalgia

Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças


Leia também

Viih Tube e Eliezer - (Foto: Reprodução/O Globo)

Família

Viih Tube e Eliezer se mudam para mansão de R$ 8,5 milhões; veja detalhes dos cômodos luxuosos

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Bruna Biancardi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi comemora chegada de novo bebê na família: "Já amamos"

Maria Alice está iniciando a transição para ir a escola - Reprodução/Instagram

Família

Mãe vê Virginia na escola de Maria Alice e fala sobre postura ''humilde' da influenciadora

Wanessa vive na mansão da mãe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo mora em mansão luxuosa da mãe após separação e 'problemas financeiros'

Paolla Oliveira e Diogo Nogueira falam sobre filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"

Sandy e Lucas Lima falam pela 1ª vez sobre família e volta de casamento - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sandy e Lucas Lima falam pela 1ª vez sobre família e volta de casamento

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!