Yayagram: jovem cria dispositivo para facilitar comunicação da avó com os netos

Manuel Lúcio, de 35 anos, sempre teve que ajudar Felisa Romano, de 96 anos, na hora de mexer com eletrônicos

Resumo da Notícia

  • Jovem cria dispositivo para facilitar comunicação da avó com os netos
  • Manuel Lúcio, de 35 anos, sempre teve que ajudar Felisa Romano, de 96 anos, na hora de mexer com eletrônicos
  • A ideia foi pensada para ajudar os avós, que costumam ter muita dificuldade com a tecnologia

Manuel Lúcio, de 35 anos, é um neto muito atencioso com a avó, Felisa Romano, de 96 anos. Ele criou uma invenção para ajudar a senhora a conversar com os outros netos, já que ela tem dificuldade de lidar com a tecnologia.

-Publicidade-

Donna Felisa é moradora de Burgos, na Espanha. Mas os outros netos moram em cidades muito longe da de Burgos. Manuel sempre esteve ao lado da avó para ajudá-la a fazer videochamadas ou mandar mensagens de texto.

Para resolver o problema de uma vez, o neto, que é engenheiro, criou uma ideia que apelidou de yayagram (yaya em espanhol é vovó). O dispositivo servia para facilitar a hora de enviar e receber mensagens quando estiver sozinha, sem a ajuda de Manuel.

Yayagram: jovem cria dispositivo para facilitar comunicação da avó com os netos (Foto: iStock)

O aparelho tem um botão que ela deve apertar toda vez que começa a gravar a voz. Depois disso, ela escolhe com quem quer falar, depois, é só enviar e a notificação “o yayagram tem uma mensagem para você” aparece no celular do neto da vez.

Quando os netos respondem, Felisa pode ler a mensagem fisicamente, em letras grandes, tudo isso graças a uma pequena impressora térmica acoplada no aparelho O yayagram funciona com WiFi e pode até ser ligado na tomada Além disso, tem alças para a senhora conseguir carregar o aparelho por aí.