Pular para o conteúdo

Cientistas criam exame para descobrir o sexo do bebê com apenas uma picada no dedo

O exame não tem previsão de chegada ao Brasil, mas já facilita a vida das mães que querem saber se terão meninas ou meninos

Exame descobre sexo do bebê de forma mais simples e rápida que o usado atualmente (Foto: Getty)

Para saber o sexo do seu bebê ainda na barriga, só acontece por meio de ultrassonografia ou exame de sangue por pulsão na veia, mas uma nova tecnologia promete deixar o processo bem mais rápido e cômodo: uma pesquisa brasileira comprovou que um teste semelhante ao feito para monitorar diabetes é capaz de identificar se a criança será menino ou menina, logo no primeiro trimestre.

-Publicidade-

O estudo foi publicado no periódico Prenatal Diagnostics e revelou que é possível saber o sexo do bebê por um teste com uma pequena quantidade de sangue dos vasos capilares coletada pelo dedo. A análise age por meio da identificação dos cromossomos. 

As participantes foram dividas em três grupos que se diferenciaram pelo método de assepsia: álcool, uma dose ou duas doses hipoclorito de sódio. Em seguida, a pequena amostra de sangue foi retirada e centrifugada para a análise do DNA. Os resultados mostraram 100% de acerto no sexo do bebê em todos os grupos que fizeram assepsia do dedo com hipoclorito de sódio. Já no que usou álcool, houve cinco falsos-positivos.

-Publicidade-

Embora ainda não se saiba quando o exame estaria disponível, ele é um importante passo para a medicina e que sejam criados meios menos invasivos e desconfortáveis de determinar o sexo do bebê.

Sexo do bebê

  • Exames para saber sexo do bebê são garantidos? Caso de Fernanda Machado
  • Dr. José Bento ensina: 10 formas de escolher o sexo do bebê
  • Jeito científico de prever o sexo do bebê; saiba qual

 

Leia também: 

-Publicidade-
-Publicidade-