Gravidez

Sem desespero! A gente te dá dicas para lidar com a segunda gravidez

Não vai ser uma tarefa fácil, mas acredite: você aguenta a barra

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Ser mãe de uma criança enquanto você está grávida pode não ser uma tarefa tão simples como parece, se é que ela parece ser simples.  Além de cuidar de você mesma, vai ser necessário cuidar do seu filho mais velho e, acredite, ele vai querer muito a sua atenção.

Ele vai querer brincar. Vai chorar. Fazer birra. Enquanto isso você vai se sentir desconfortável, inchada e cansada. Terão muitas coisas para você se preocupar e a insônia se tornará sua melhor amiga. Arrumar a casa? Você nem vai saber o que é isso já que mal consegue agachar para pegar alguma coisa do chão.

Mas calma, vai ficar tudo bem e logo mais as coisas vão começando a se encaixar. Tente não se desesperar e nós precisamos te lembrar de algo muito importante: você é o máximo e vai conseguir lidar com tudo isso, sim! Para te ajudar, listamos como você sobrevive à gravidez quando já tem uma criança em casa:

Seja gentil consigo mesma 

A casa será limpa, eventualmente. As crianças não morrerão se sentarem no sofá e assistirem a um filme. A saúde não será comprometida se você lhes der cereal para o jantar.

Peça ajuda  

Se você tiver recursos para pagar alguém, pague um faxineiro para te ajudar na casa. Se não, talvez sua mãe ou irmã possa te ajudar a colocar as coisas em ordem. Então você mantém a casa limpa com alguma limpeza minimalista.

Saiba que não é para sempre  

Como todas as coisas da vida, esta é uma fase. Isto também passará. Então relaxa, faça o básico e lembre-se de que, em não muito tempo, haverá um bebê do lado de fora do seu corpo.

Invista em brincadeiras

Que tal sugerir brincar de médico? Diga ao seu filho que ele é o médico e você é o paciente e você tem que se deitar enquanto ele checa seus sinais vitais. Um cochilo de cinco minutos enquanto você está sendo cutucado pode fazer maravilhas.

Leia também:

Está grávida? Selecionamos algumas dicas para ajudar a lidar com desconfortos

Gravidez sem dúvida: alimentos que ajudam a engravidar

13 sinais de que você pode estar grávida