Gravidez

Você sabia? Diabetes gestacional pode estar ligada ao sexo do bebê

Cerca de uma em cada dez mulheres sofrerá diabetes gestacional

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

pregnant-woman-picture-id831498804

(Foto: iStock)

Sabia que diabetes gestacional pode estar ligada ao sexo do bebê? É o que sugere o estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Segundo o levantamento, o risco de uma mãe grávida ter diabetes gestacional durante a gravidez, bem como diabetes tipo 2 mais tarde está ligado a saber se ela está carregando um filho ou filha. E acontece que as mulheres no estudo que carregavam meninos eram mais propensas a ter diabetes na gravidez do que aquelas que carregavam meninas.

No entanto, enquanto o estudo determinou uma ligação entre o sexo do bebê e o risco da mãe, ele não provou causa e efeito (nem foi projetado para isso).

“Acredita-se que o diabetes gestacional ocorre devido a uma combinação de anormalidades metabólicas subjacentes na mãe e alterações metabólicas temporárias que ocorrem durante a gravidez”, disse Baiju Shah, autor do estudo em um comunicado para a imprensa. “Nossas descobertas sugerem que um feto masculino leva a maiores alterações metabólicas associadas à gravidez do que um feto do sexo feminino”.

Em outras descobertas da pesquisa, descobriu-se que as mulheres que tiveram diabetes gestacional durante a gravidez com bebês do sexo feminino também apresentaram um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 posteriormente. Isto sugeriu, no entanto, que essas mulheres tinham outros problemas de saúde subjacentes.

Leia também:

Você sabia? Quem tem diabetes pode ter dificuldade de engravidar

Hora de desplugar! Estudo relaciona uso intenso de aparelhos eletrônicos com diabetes

Fique atenta: Diabetes gestacional pode causar parto prematuro

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não