;
Gravidez

Cansada de comentários desnecessários sobre a gravidez? Temos 3 dicas para você dar a melhor resposta!

Eles sempre virão nos momentos mais inconvenientes, então é melhor estar preparada

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Chega de não saber como responder a comentários desnecessários sobre a sua gravidez! A gente te ajuda (Foto: Getty Images)

Não dá para mentir para você, isso não vai melhorar, mas às vezes fica pior! Comentários desnecessários sobre a sua gestação sempre acontecem (e às vezes vêm de pessoas que a gente menos espera). Mas para você passar ilesa dessa fase da vida, separamos 3 dicas importantes:

Prepare uma resposta para qualquer pergunta

Desde a sua mãe até o cara da padaria, todo mundo parece ter uma opinião sobre a sua gravidez. Se sua barriga é grande, você pode ouvir: “Vai nascer a qualquer momento, hein?” ou “certeza que você não está esperando gêmeos?”. Agora, se a sua barriga é pequena, você e seu bebê podem virar alvo de preocupação. Uma resposta discreta como: “A reprodução humana é algo incrível, não é mesmo?” ou apenas rir é uma ótima solução.

Responda graciosamente

Até a atividade mais simples, como pedir um café, pode arrancar comentários que não foram pedidos. Você pode derrubar essas intromissões com informações como: café faz bem para mulheres grávidas. Além disso, algumas pessoas podem estar ansiosas para contar suas histórias da gravidez, como sua amiga que quer te mostrar o vídeo do parto. Um: “Obrigada, mas não gostaria de falar sobre isso agora” é uma boa resposta para fugir do assunto.

Fuja de intromissões

Pessoas aleatórias vão tocar a sua barriga, você querendo ou não. Mesmo o gesto sendo inocente e bem intencionado, você pode mostrar que não está confortável com isso dando um passo para trás e fazendo uma piada, como “quebrou, tem que comprar!”. Você também vai ouvir perguntas um pouco invasivas, como se você planeja amamentar. Não se sinta obrigada a responder e não se importe muito com as respostas dos outros. As únicas opiniões que importam são a sua e do seu companheiro.

Leia também:

Como fazer teste de gravidez caseiro (e rápido!) 

Ticiane Pinheiro conta como descobriu a gravidez e os possíveis nomes do bebê

Fernanda Souza posta foto no Instagram e levanta suspeitas de gravidez